Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5841
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Abordagem dos temas sociocientíficos no ensino nsino de ciências naturais, Biologia e Química em Benjamin Constant-AM
metadata.dc.creator: Barbosa, Anderson Feitosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Tales Vinícius
metadata.dc.description.resumo: Os temas sociocientíficos são importantes, pois, permitem compreender as superações da atualidade, temas resultantes das discussões de uma era globalizada em meio ao desenvolvimento da ciência e tecnologia, surgida com vigor a partir da revolução industrial. Deste modo, realizou-se uma pesquisa remotamente mediante a utilização do aplicativo de WhatsApp, com o objetivo de compreender a abordagem dos temas sociocientíficos no ensino de Ciências Naturais, Biologia e Química com professores de duas escolas do município de Benjamin Constant- AM. Utilizou-se as pesquisas bibliográfica, documental, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo o instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado aplicado aos professores das disciplinas de Ciências Naturais, Biologia e Química. Sobre os resultados 90% dos professores afirmaram saber o conceito de temas sociocientíficos, porém, apesar desse quantitativo, apenas 3 professores relataram de fato um conceito próximo do escolhido como base. 90% dos professores disseram abordar os assuntos relacionados aos temas sociocientíficos em suas práticas pedagógicas, porém, é notável que pode estar ocorrendo uma confusão conceitual do que seriam os temas sociocientíficos, especialmente por se notar uma superficialidade nas respostas dos mesmos. Vale ressaltar que 70% dos professores, afirmaram que a escola trabalha os assuntos sociocientíficos, e são realizados em vários segmentos, por meio de projetos, feira de ciências, exposição de cartazes e/ou similares, além do mais, 70% destes disseram que acontecem de forma interdisciplinar. Diante do panorama, fica evidente que a prática didática do professor é extremamente importante para permitir uma discussão sobre os assuntos sociocientíficos nos espaços de ensino, de tal forma que estimule aqueles estudantes que não obtém um bom aproveitamento relacionado ao aprendizado das questões que polarizam os temas sociocientíficos. Portanto, os caminhos percorridos no processo da aprendizagem são socializados e compartilhados em coletivo, escola e professor, professor e estudante. A garantia do sucesso educativo se dá por meio de laços estreitos entre o fazer o aprender e a arte de ensinar, tal qual é de longe a premissa de quem está compromissado com a educação, e cabe a todos os agentes dessa relação, o compromisso com as diretrizes vigentes que são ditadas, seja por meio da BNCC, Parâmetro Curricular Nacional- PCN’s ou até mesmo a Leis de Diretrizes e Bases- LDB.
Abstract: Socio-scientific themes are important, because they allow us to understand the current overcomes, themes resulting from the discussions of a globalized era in the midst of the development of science and technology, which emerged vigorously from the industrial revolution. Thus, a research was carried out remotely using the WhatsApp application, with the aim of understanding the approach of socio-scientific topics in the teaching of Natural Sciences, Biology and Chemistry with teachers from two schools in the municipality of Benjamin Constant-AM. Bibliographic, descriptive and exploratory research was used, with a qualitative and quantitative approach, and the data collection instrument was the semi-structured questionnaire applied to teachers in the disciplines of Natural Sciences, Biology and Chemistry. About the results, 90% of the teachers said they knew the concept of socio-scientific themes, however, despite this amount, only 3 teachers actually reported a concept close to that chosen as a basis. 90% of the professors said that they approached the subjects related to socio- scientific themes in their pedagogical practices, however, it is notable that there may be a conceptual confusion of what the socio-scientific themes would be, especially because there was a superficiality in their answers. It is worth mentioning that 70% of teachers said that the school works on socio-scientific issues, and are carried out in various segments, through projects, a science fair, exhibition of posters and / or similar, moreover, 70% of these said that happen in an interdisciplinary way. In view of the panorama, it is evident that the didactic practice of the teacher is extremely important to allow a discussion on socio-scientific subjects in teaching spaces, in such a way as to stimulate those students who do not obtain a good performance related to the learning of issues that polarize socio-scientific themes. Therefore, the paths taken in the learning process are socialized and shared among the collective, school and teacher, teacher and student. The guarantee of educational success is achieved through close links between doing learning and the art of teaching, which is by far the premise of those who are committed to education, and it is up to all agents of this relationship, the commitment to the current guidelines that are dictated, either through the BNCC, National Curricular Parameter - PCN's or even the Laws of Guidelines and Bases - LDB
Keywords: Interdisciplinaridade
Ciência
Sociedade
Contextualização
Tecnologia
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Biológicas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Natureza e Cultura - INC
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5841
metadata.dc.subject.controlado: Ciências (Elementar) - Estudo e ensino
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AndersonFeitosa.pdf1,36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.