Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6031
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbalho, Célia Regina Simonetti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4514334296000649pt_BR
dc.contributor.referee1Inomata, Danielly Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6976397161261491pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Cleiton da Mota de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5408544799833133pt_BR
dc.creatorCorreia, Kelly Bárbara dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5994914488447750pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-14T19:07:16Z-
dc.date.available2021-12-13-
dc.date.available2021-12-14T19:07:16Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6031-
dc.description.abstractDiscusses the relationship of UX Design methods applied in Reference Services activities. with the general objective of verifying the applicability of UX Design in reference service activities in university libraries, aiming at the improvement and innovations in user service; and specifics of: describing the activities developed in the reference service, specifically in user service, in university libraries; Characterize UX Design in the service services of university libraries; and assess opportunities for improvement and innovation in library services. It considers that UX Design is responsible for the development of products and services that meet the specific needs of users. It assumes university libraries as a research universe and adopts as a sample a state public university library system, located in the city of Manaus, which has five sectorial libraries whose librarians are responsible for the reference service sector in the information unit. This is a qualitative, descriptive and exploratory approach research whose technical procedures adopted were: bibliographic research and a case study. It points out as a result the level of satisfaction of the activities developed by the libraries correlated with the users' needs. It also emphasizes that professional librarians must, in fact, carry out their activities in order to be perceived as agents and informational disseminators, not a mere carrier of information. It suggests that more in-depth studies of this UX Design methodology are carried out to help librarian professionals to seek, analyze and understand the users' concerns, in order to serve as a facilitating instrument between the informational unit and its audience.pt_BR
dc.description.resumoDiscute a relação dos métodos de UX Design aplicados nas atividades de Serviços de Referência. com o objetivo geral de verificar a aplicabilidade do UX Design nas atividades de serviço de referência em bibliotecas universitárias, visando a melhoria e inovações no atendimento ao usuário; e específicos de: descrever as atividades desenvolvidas no serviço de referências, especificamente no atendimento ao usuário, das bibliotecas universitárias; Caracterizar o UX Design nos serviços de atendimento das bibliotecas universitárias; e avaliar as oportunidades de melhoria e inovação nos serviços de atendimento das bibliotecas. Considera que UX Design é responsável pelo desenvolvimento de produtos e serviços que atendem às necessidades específicas dos usuários. Assume como universo a pesquisa as bibliotecas universitárias e adota como amostra um sistema de biblioteca universitária, de caráter público estadual, localizado na cidade de Manaus, que possui cinco bibliotecas setoriais cujos bibliotecários são responsáveis pelo setor de serviço de referência na unidade de informação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quanti, descritiva e exploratória cujos procedimentos técnicos adotados foram: a pesquisa bibliográfica e um estudo de caso. Aponta como resultado o nível de satisfação das atividades desenvolvidas pelas bibliotecas correlacionadas as necessidades dos usuários. Destaca ainda que os profissionais bibliotecários devem exercer, de fato, as suas atividades de forma a serem percebidos como agentes e disseminador informacional, não um mero portador de informações. Sugere que estudos mais aprofundados desta metodologia UX Design sejam realizados para auxiliar os profissionais bibliotecários a buscar, analisar e compreender aos anseios dos usuários, de modo a servir de instrumento facilitador entre a unidade informacional e seu público.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFIC - Faculdade de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUX Designpt_BR
dc.subjectServiço de Referênciapt_BR
dc.subjectBiblioteca Universitáriapt_BR
dc.subjectExperiência do Usuáriopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleUX Design aplicado em Bibliotecas Universitárias: estudo de caso de inovação no serviço de referênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2021-12-03-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoBibliotecas - Estudo de usuáriospt_BR
dc.subject.controladoBibliotecas - Serviço de referênciapt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseBiblioteconomia -- Bacharelado - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC KellySantos.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.