Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Rosilene Barroso dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5772735504029374pt_BR
dc.creatorLucena, Luiz André Pontes de-
dc.creatorArcos, Neuziete Gonzaga da Mota-
dc.date.accessioned2023-08-25T13:36:50Z-
dc.date.available2023-08-25T13:36:50Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6888-
dc.description.abstractThis work explores the use of a mobile application called Solid AR – Augmented Reality, which works as a tool to aid in the students' teaching-learning process. For the execution of the work, a lesson plan was elaborated for application in the 1st year of high school, using the Solid AR application. Then, a collection of practical exercises aimed at building geometric solids were presented, aiming at greater and better understanding, perception and exploration of students' skills in the classroom. To prove the results, a qualitative method was used, where the behavioral analysis of the students throughout the activity was of great relevance, the resolutions of the activities and the students' curiosities were also analyzed. The result of the activity using the Solid AR application was beneficial in stimulating students' curiosity regarding mathematics, continuing with collaboration to promote new skills such as visualization, spatial perception and geometric concepts.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho explora o uso de um aplicativo móvel chamado Sólidos RA – Realidade Aumentada, que funciona como um instrumento de auxílio no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Para a execução do trabalho foi elaborado um plano de aula para aplicação na 1ª série do ensino médio, utilizando o aplicativo Sólidos RA. Em seguida, foi apresentada uma coleção de exercícios práticos voltados para a construção de sólidos geométricos, visando maior e melhor entendimento, percepção e exploração das habilidades dos alunos em sala de aula. Para a comprovação dos resultados, foi usado um método qualitativo, onde a análise comportamental dos alunos ao longo da atividade foi de grande relevância, também foram analisadas as resoluções das atividades e curiosidades dos alunos. O resultado da atividade com o uso do aplicativo Sólidos RA foi benéfico para estimular a curiosidade dos estudantes no que tange a matemática, seguindo com colaboração para promoção de novas habilidades como visualização, percepção espacial e de conceitos geométricos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE - Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSólidos RApt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICApt_BR
dc.titlePotencializar o ensino de geometria através do software educacional sólidos RApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-04-10-
dc.publisher.localpubItacoatiara (AM)pt_BR
dc.subject.controladoGeometria - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subject.controladoModelos geométricospt_BR
dc.subject.controladoGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseCapitalpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LuizLucena_NeuzieteArcos.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons