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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Campelo, Nilton de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0154919359639550pt_BR
dc.creatorAlvarez, Yohan Rebouças-
dc.date.accessioned2023-10-04T02:42:06Z-
dc.date.available2023-10-04T02:42:06Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6991-
dc.description.abstractIn Brazil, the transport matrix has an expressive participation of the road modal, which concentrates around 65% of the movement of goods and 95% of passengers. To ensure the conditions of circulation with comfort and safety, the municipal, state and federal agencies perform maintenance and restoration services on the highways. With the execution of these services, a quantity of residue is produced that generally does not have an adequate environmental destination. One of the residues generated is the RAP, generated by milling the asphalt coating, and this material is commonly taken to the plant or land of the companies that perform the service for public agencies, being stored and conditioned for possible future reuse. This work aims to study the reuse of milled asphalt sidewalk material from milling the streets of Manaus. In this study, the aggregates and the petroleum asphalt cement (PAC) were analyzed, coming from the recycled material and removed through the maintenance services of the city streets, through laboratory analysis and tests according to the Brazilian standards (NBR) corresponding to each material used for the production of asphalt coating. It was also analyzed through the Marshall Mixing Method for the production of the asphalt mixture for conventional CAUQ and with the addition of a percentage of RAP in the mixture, comparing the results obtained in the laboratory and in the field, by providing the results of ARDO Construtora of its technological tests, in the interest of comparing the results and ascertaining whether the addition of milled material in the composition of the asphalt material is sufficient and meets all the parameters required by Brazilian standards, thus providing a new destination for the recycled material and enhancing the care with environmental issues and generating possible savings in the production cost of asphalt mix.pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, a matriz de transporte tem uma participação expressiva do modal rodoviário, que concentra cerca de 65% da movimentação de mercadorias e de 95% da de passageiros. Para garantir as condições de circulação com conforto e segurança, os órgãos municipais, estaduais e federais realizam serviços de manutenção e restauração das rodovias. Com a execução dos serviços, é produzido uma quantidade de resíduo que geralmente não tem um destino ambiental adequado. Um dos resíduos gerados é o RAP, gerado através da fresagem do revestimento asfáltico, e esse material, comumente é levado para usina ou terreno das empresas que realizam o serviço para os órgãos públicos, sendo armazenados e condicionados para possíveis futuras reutilizações. Este trabalho tem como objetivo estudar a reutilização do material fresado do pavimento asfáltico oriundo da fresagem das ruas de Manaus. Neste estudo, foram analisados os agregados e o cimento asfáltico de petróleo (CAP), oriundos do material reciclado e retirado através dos serviços de manutenção das ruas da cidade, através de análises e ensaios de laboratórios segundo as normas brasileiras (NBR) correspondente a cada material utilizado para produção de revestimento asfáltico. Analisou-se também através do método de dosagem Marshall para a produção da mistura asfáltica para o CAUQ convencional e com adição de porcentagem de RAP na mistura, comparando os resultados obtidos em laboratório e em campo, através do fornecimento dos resultados da ARDO Construtora de seus ensaios tecnológicos, com o interesse de comparar os resultados e averiguar se a adição do material fresado na composição do material asfáltico se faz suficiente e cumpre todos os parâmetros exigidos pelas normas brasileiras, dando assim, uma nova destinação para o material reciclado e potencializando o cuidado com as questões ambientais e gerando possíveis economias no custo de produção da massa asfáltica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFT - Faculdade de Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaterial fresadopt_BR
dc.subjectPavimento asfálticopt_BR
dc.subjectReutilização de RAPpt_BR
dc.subjectDesempenho mecânicopt_BR
dc.subjectDosagem Marshallpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS: ENGENHARIA CIVIL: GEOTECNICA: PAVIMENTOSpt_BR
dc.titleEstudo de mistura asfáltica com material reciclado para emprego em vias urbanas de Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-06-30-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoPavimentos de asfaltopt_BR
dc.subject.controladoRodovias - Manutenção e reparospt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civil - Bacharelado - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias

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