Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Antonia Ivanilce Castro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5235127078538262pt_BR
dc.contributor.referee1Martins , Lúcia Helena Pinheiro-
dc.contributor.referee2Maciel, Benedito do Espírito Santo pena-
dc.creatorSilva, Adrieli Maricaua da-
dc.date.accessioned2023-10-18T00:49:28Z-
dc.date.available2023-10-18T00:49:28Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7081-
dc.description.abstractIn the Alto Solimões region is common the commercialization of fruits and vegetables, in which the Amazon seasonality causes variation in the supply and price of these products. The objective was to analyze the marketing process of agricultural products at the Municipal Vegetable Fair in Tabatinga-Amazonas. Field data were collected and recorded in the year 2021 (September to December) and 2022 (January to June), two monthly collections were carried out totaling 20 collections, following all field procedures. The research techniques employed were the bibliographic survey and the field research divided into the application of interview forms and observation. The social subjects of the research were the marketers who occupy the Municipal Fair of Vegetables, to carry out the commercialization of local products. The results showed information about the products marketed, in which 63 agricultural products were identified, grouped into 8 categories. The origin of agricultural products, comes from Brazil (49.28%), Peru (46.01%) and Colombia (0.92%), the acronym NI (3.79%) corresponds to the places that were not informed during the field research. The marketing activities of agricultural products at the Municipal Fair of Vegetables occur in six stages, seven social subjects involved in the marketing process were also identified. It is concluded that the Municipal Fair of Vegetables in the municipality of Tabatinga-AM, is a place that offers a diversification of agricultural products, providing consumers with quality products and affordable prices.pt_BR
dc.description.resumoNa região do Alto Solimões é comum a comercialização de frutas e hortaliças, na qual a sazonalidade amazônica provoca variação na oferta e preço destes produtos. O objetivo foi analisar o processo de comercialização dos produtos agrícolas na Feira Municipal das Verduras em Tabatinga-Amazonas. Os dados de campo foram coletados e registrados no ano de 2021 (setembro a dezembro) e 2022 (janeiro a junho), foi realizado duas coletas mensais totalizando 20 coletas, seguindo todos os procedimentos de campo. As técnicas de pesquisa empregadas foram o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo dividida em aplicação de formulários de entrevista e observação. Os sujeitos sociais da pesquisa foram as feirantes que ocupam a Feira Municipal das Verduras, para realizarem a comercialização de produtos locais. Os resultados demonstraram informações sobre os produtos comercializados, na qual foram identificados 63 produtos agrícolas, agrupados em 8 categorias. A origem dos produtos agrícolas, são procedentes do Brasil (49,28%), Peru (46,01%) e Colômbia (0,92%), a sigla NI (3,79%) corresponde aos locais que não foram informados durante a pesquisa de campo. As atividades de comercialização de produtos agrícolas na Feira Municipal das Verduras ocorrem em seis etapas, também foram identificados sete sujeitos sociais envolvidos o processo de comercialização. Conclui-se que a Feira Municipal das Verduras no município de Tabatinga-AM, é um local que disponibiliza uma diversificação de produtos agrícolas, proporcionando aos consumidores produtos com qualidade e preços acessíveis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectDiversidade agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.titleDa terra à mesa: produtos, procedência, etapas e sujeitos do processo de comercialização na Feira das Verduras em Tabatinga, AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-06-16-
dc.publisher.localpubBenjamin Constant (AM)pt_BR
dc.subject.controladoFeiras agropecuáriaspt_BR
dc.subject.controladoAgricultura familiar - Tabatinga (AM)pt_BR
dc.subject.controladoProdutos agrícolas - Comérciopt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseCiências Agrárias e do Ambiente - Licenciatura - Benjamin Constantpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AdrieliSilva.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.