Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7099
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Carlos Rubens de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3584975879461666pt_BR
dc.contributor.referee1Corrêa, Carlos Humberto Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8276764687801349pt_BR
dc.creatorVieira, Samela Roberta de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4681557675569785pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-20T13:49:03Z-
dc.date.available2023-10-20T13:49:03Z-
dc.identifier.citationVIEIRA, Samela Roberta de Lima. A emergência dos contos de fadas infantis: processos históricos e procedimentos literários envolvidos. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7099-
dc.description.abstractThis bibliographic research aims to understand the emergence of children's fairy tales, which are the first narratives presented to children due to their educational potential. The birth of Children's Literature is attributed to the book "Mother Goose Tales" published by Perrault in 1695. However, these stories already existed in the form of popular oral narratives during the Middle Ages, without being specifically intended for children and containing content that may be considered inappropriate nowadays. The discussion seeks to answer the following problem: What were the historical processes that made the emergence of fairy tales possible? And what procedures did the folk tales undergo to become works of Children's Literature? The work is structured into two chapters. In the first chapter, we highlight the emergence of the book and the emergence of childhood as historical processes that intertwine and favor the appearance of Children's Literature. In the second chapter, guided by Perrault's work, we study the procedures that folk tales underwent to become literary children's tales.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa de cunho bibliográfico tem o intuito de compreender a emergência dos contos de fadas infantis, sendo estes as primeiras narrativas apresentadas às crianças devido ao seu potencial educativo. O marco do nascimento da Literatura Infantil é atribuído ao livro "Contos da mamãe Gansa" publicado por Perrault em 1695. No entanto, essas histórias já existiam na forma de narrativas populares orais durante a Idade Média, sem serem especificamente destinadas às crianças e continham conteúdos que podem ser considerados inapropriados hoje em dia. A discussão demanda resposta à seguinte problematização: Quais foram os processos históricos que tornaram possível a emergência dos contos de fadas? E quais os procedimentos que os contos populares sofreram para virem a se transformar em obras de Literatura Infantil? O trabalho está estruturado em dois capítulos, no primeiro evidenciamos o aparecimento do livro e o aparecimento da infância como processos históricos que se entrelaçam e favorecem o aparecimento da Literatura Infantil. E no segundo, conduzindo-nos pela obra de Perrault, estudamos os procedimentos que os contos populares passaram para se tornarem contos literários infantis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACED - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectCharles Perraultpt_BR
dc.subjectContos da Mamãe Gansapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOpt_BR
dc.titleA emergência dos contos de fadas infantis: processos históricos e procedimentos literários envovidospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-07-07-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoContos de fadas - Classificaçãopt_BR
dc.subject.controladoLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subject.controladoSimbolismo nos contos de fadaspt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_SamelaVieira.pdf877,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.