Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Corina Fátima Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7806888496537416pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8874787175007937pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Fernanda Priscila Alves da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974793810131720pt_BR
dc.creatorCastro, Elizandra de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3320272792011324pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-30T14:18:46Z-
dc.date.available2023-10-30T14:18:46Z-
dc.identifier.citationCASTRO, Elizandra de Oliveira. O planejamento didático no retorno das aulas presenciais em uma escola pública de Parintins-AM em tempos de pandemia da Covid-19. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, Parintins (AM), 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7131-
dc.description.abstractThis study aims to investigate how Didactic Planning took place in the early years of elementary school in the return of face-to-face classes in a public school in Parintins in times of the Covid- 19 Pandemic. It was also proposed to identify the main concerns and preparation of teachers regarding the return to face-to-face classes, describe how the didactic planning was elaborated by the teachers and present their difficulties and strategies used in the elaboration of the didactic planning for the return of face-to-face classes. This research took a qualitative approach and was carried out in a school in the municipal network of Parintins-AM, with a group of four teachers who teach classes in the early years of elementary school (1st to 5th) as interviewed subjects. In the production of data, a semi-structured interview was used. The results show that with the Covid-19 pandemic, there was a very large delay in the educational process of children, since a majority did not have the opportunity to follow online classes, as they did not have access to technological tools and quality internet. This issue also made it difficult for teachers to elaborate didactic planning. Teachers were not one hundred percent prepared for this return, they would still have to deal with student difficulties. However, little by little, they overcame obstacles as they sought new ways of teaching, creating new learning possibilities.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo investigar como se deu o Planejamento didático nos anos iniciais do ensino fundamental no retorno das aulas presenciais em uma escola pública de Parintins em tempos da Pandemia da Covid-19. Propôs-se também a identificar as principais preocupações e preparação dos professores com relação ao retorno às aulas presenciais, descrever como foi elaborado o planejamento didático pelas professoras e apresentar as suas dificuldades e estratégias utilizadas na elaboração do planejamento didático para o retorno das aulas presenciais. Esta pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa e foi realizada em uma escola da rede municipal de Parintins-AM, tendo como sujeitos entrevistados um grupo de quatro docentes que ministram aulas nos anos iniciais do ensino Fundamental (1o ao 5o). Na produção dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Os resultados demonstram que com a pandemia da Covid-19, houve um atraso muito grande no processo educacional das crianças, já que uma maioria não teve a oportunidade de acompanhar as aulas online, por não ter acesso a ferramentas tecnológicas e uma internet de qualidade. Essa questão também dificultava a elaboração do planejamento didático por parte dos professores. Os professores não estavam cem por cento preparados para esse retorno, ainda teriam que lidar com as dificuldades dos estudantes. Porém aos poucos foram superando os obstáculos à medida que buscavam novas maneiras de ensinar, criando novas possibilidades de aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento didáticopt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectPandemia Covid-19pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO planejamento didático no retorno das aulas presenciais em uma escola pública de Parintins-AM em tempos de pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Artigopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-07-14-
dc.publisher.localpubParintins (AM)pt_BR
dc.subject.controladoCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.subject.controladoPlanejamento educacionalpt_BR
dc.contributor.advisor1orcid0000-0001-9926-1048pt_BR
dc.contributor.referee1orcid0000-0003-4249-7142pt_BR
dc.contributor.referee2orcid0000-0003-3795-3916pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Parintinspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ElizandraCastro.pdfTCC_Elizandra Castro273,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.