Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7222
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8874787175007937pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Rosana Ramos de-
dc.contributor.referee2Duarte, Mateus de Souza-
dc.creatorBarbosa, Thâmy Cristine Costa-
dc.date.accessioned2023-12-13T12:49:16Z-
dc.date.available2023-12-13T12:49:16Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7222-
dc.description.abstractThis research with a qualitative approach started from the concerns of the members of GRANAV (Grupo Ambiental Natureza Viva) about the historical trajectory of the riverside movement that, from the struggles in defense of the lakes in the Paraná region of the Ilha de Parintins, has been guiding the struggles for education in their territories rural areas, which led us to ask: What is the relationship between education and social movement based on the experiences and memories of the riverside movement of the PAE (Agroextractivist Settlement Project) on Paraná de Parintins Island from 1992 to 2020? Our objective is: To understand the relationship between education and social movement from the experiences and memories of the riverside movement of the PAE Ilha Paraná de Parintins in the period from 1992 to 2020. The methodological path was based on the historical perspective, with the technique of historical research orally, conducting interviews and recording to record the narrative content. The study is based on Albuquerque, Lins and Albuquerque (2004), Albarado (2016), Spínola (1997), Pereira (2004), Albuquerque (2012), Thompson (2002), Alberti (2005), Le Goff (1990), Gil (2007), Delgado (2010), Freire (1987), Arroyo (2003) and Caldart (2000). The results indicate the importance of the struggle of the riverside movement for the construction of na environmental awareness of the subjects of the communities involved, the protagonism in the area of Rural Education in Parintins and the affirmation of the relations of belonging to the Amazonian identity and its socio-biodiversity.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de abordagem qualitativa partiu de inquietações dos membros do GRANAV ( Grupo Ambiental Natureza Viva) sobre a trajetória histórica do movimento ribeirinho que das lutas em defesa dos lagos da região do Paraná da Ilha de Parintins, vem pautando as lutas por educação em seus territórios rurais, o que nos levou a indagar: Qual a relação entre educação e movimento social a partir das experiências e memórias do movimento ribeirinho do PAE ( Projeto de Assentamento Agro Extrativista) Ilha Paraná de Parintins no período de 1992 a 2020? Traçamos como objetivo: Compreender a relação entre educação e movimento social a partir das experiências e memórias do movimento ribeirinho do PAE Ilha Paraná de Parintins no período de 1992 a 2020. O caminho metodológico fundamentou-se na perspectiva histórica, com a técnica de pesquisa história oral, realização de entrevistas e gravação para registro do conteúdo narrativo. O estudo está fundamentado em Albuquerque, Lins e Albuquerque (2004), Albarado (2016), Spínola (1997), Pereira (2004), Albuquerque (2012), Thompson (2002), Alberti (2005), Le Goff (1990), Gil (2007), Delgado (2010), Freire (1987), Arroyo (2003) e Caldart (2000). Os resultados indicam a importância da luta do movimento ribeirinho para a construção de uma consciência ambiental dos sujeitos das comunidades envolvidas, o protagonismo na área da Educação do Campo em Parintins e a afirmação das relações de pertencimento a identidade amazônica e à sua sociobiodiversidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectGRANApt_BR
dc.subjectRibeirinhopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação e memórias do movimento ribeirinho em Parintins (Am)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Artigopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-07-12-
dc.publisher.localpubParintins (AM)pt_BR
dc.subject.controladoEducação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.controladoEducação ruralpt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.contributor.grupo-pesquisaCANOA - Grupo de Estudos e pesquisas em Educação do campo e territorialidades amazônicaspt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Parintinspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ThamyBarbosa.pdf740,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons