Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Trindade, Patrícia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6392103990726162pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Raimundo Inácio da Costa-
dc.contributor.referee2Santos, Raymara Fonseca dos-
dc.creatorSantos, Geovane Pinheiro dos-
dc.creatorPio, Inês dos Reis-
dc.creatorTavares, Noriele dos Santos-
dc.date.accessioned2024-02-06T22:37:44Z-
dc.date.available2024-02-06T22:37:44Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7372-
dc.description.abstractThis course completion work (TCC) aimed to investigate the role of the Physical Education teacher in the training of students in the early years of elementary school in public schools in Parintins, AM. Field research was carried out with a qualitative approach with nine Physical Education teachers who work in state and municipal schools. As a data collection instrument, a semi-structured interview with eleven open questions was used. The importance of the teacher and physical education as a mandatory subject in the school curriculum was identified, which contributes to the physical, motor and affective-social development of students, through practices and methods adopted in classes. It is concluded that this study contributes to expanding the understanding of the role of the Physical Education teacher in the training of students, promoting discussions about their reality, pointing out ways to improve the discipline in the early years of elementary school.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso (TCC ) teve como objetivo investigar o papel do professor de Educação Física na formação dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, nas escolas públicas de Parintins, AM. Realizou-se uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, com nove professores de Educação Física que atuam em escolas Estaduais e Municipais. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada com onze perguntas abertas. Identificou-se a importância do professor e da Educação Física como disciplina obrigatória no currículo escolar, que contribui para o desenvolvimento físico, motor e afetivo- social dos estudantes, por meio de práticas e métodos adotados nas aulas. Conclui-se que este estudo contribui para ampliar a compreensão do papel do professor de Educação Física na formação dos alunos, promovendo discussões sobre sua realidade, apontando caminhos para o aprimoramento da disciplina nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.publisher.departmentICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO papel do professor de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-10-30-
dc.publisher.localpubParintins (AM)pt_BR
dc.subject.controladoEducação física para criançaspt_BR
dc.subject.controladoEducação pelo movimentopt_BR
dc.subject.controladoProfessores de educação físicapt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseEducação Física - Licenciatura - Parintinspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_InesPio_GeovaneSantos_NorieleTavares.pdf638,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.