Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1138
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Dinâmica populacional e rendimento por recruta para o tucunaré Cichla monoculus (Agassiz, 1813) do Lago Grande de Manacapuru (Amazonas Brasil)
Autor(a): Caroline Pereira de Campos
Orientador(a): Carlos Edwar de Carvalho Freitas
Resumo: O crescimento individual de uma espécie é considerado um aspecto quantitativo do desenvolvimento, ou uma mudança no tamanho através do tempo. Existem vários modelos de crescimento, cujo propósito é permitir a descrição generalizada do crescimento individual, livre de pequenas variações nos dados originais e comparar o crescimento entre populações ou espécies. Outro motivo que torna importante a correta estimativa dos parâmetros de crescimento, é que associados às taxas de mortalidade natural e por pesca são ferramentas fundamentais na construção de modelos quantitativos que podem reconstruir a história do estoque e atividade pesqueira. Para realizar o manejo pesqueiro, são básicos estudos sobre a dinâmica populacional de um determinado recurso. Este trabalho estudará a dinâmica populacional e o rendimento por recruta do tucunaré Cichla monoculus do Lago Grande de Manacapuru Amazonas. O estudo será realizado no Lago Grande, localizado no município de Manacapuru Amazonas. Foram realizadas amostragens mensais de fevereiro/2007 a janeiro/2008. As quais consistiram na obtenção aleatória de 200 tucunarés/mês, provenientes da frota de pesca comercial que desembarca no Porto da Panairzinha. De cada peixe foram medidos: comprimento padrão (cm) e peso total (g). Os parâmetros de crescimento que serão utilizados neste estudo foram estimados e ajustado no estudo anterior PIB-A/047/2007: Crescimento do tucunaré Cichla monoculus do Lago Grande de Manacapuru . Definidos os parâmetros de crescimento para o tucunaré, as idades de recrutamento (Tr) e primeira captura (Tc) serão estimadas transformando a equação de crescimento em comprimento de Von Bertalanffy para idade (Sparre & Venema, 1995; King, 1995). Para definir Lr, será calculada por classe de comprimento, a proporção entre o número de tucunarés amostrado na área de criação e dos peixes contabilizados nas áreas de pré-adultos e adultos. As proporções serão ajustadas ao modelo logístico na forma sugerida por King (1995). O comprimento de primeira captura (Lc) será a menor classe de comprimento, representada na captura; e utilizando como Lc o limite inferior desse intervalo de classe (King, 1995; Sparre & Venema, 1995). Para estimar a relação peso-comprimento, utilizaremos a transformação logarítmica (ln) da equação W = a.Lb, estimados através dos mínimos quadrados. Os dados serão analisados utilizando o Statistic Program 7.0. Para estimar a mortalidade natural (M) serão utilizados dois métodos: Taylor (1958) e Pauly (1983), que relacionam a mortalidade natural em peixes com a temperatura d água, em função do crescimento em comprimento através da equação obtida por regressão múltipla. Para a mortalidade total (Z) será utilizada a equação de Beverton & Holt (1956) em Pauly (1983). Considerando , pode-se estimar a mortalidade por pesca (F) a partir da equação . O ajuste da Curva de Rendimento por Recruta (Y/R) será estimado pelo modelo de Beverton & Holt (1956) (Sparre & Venema, 1995).
Palavras-chave: Parâmetros populacionais
Cichla monoculus.
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA AGRÍCOLA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1138
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.