Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1237
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Biologia reprodutiva de fêmeas de Caiman crocodilus e de Melanosuchus niger (Crocodylia/Alligatoridae) na várzea do baixo Rio Purus, Amazônia Central
Autor(a): Shamila Évellem Magalhães da Silva
Orientador(a): Ronis da Silveira
Resumo: As informações sobre reprodução de fêmeas de Caiman crocodilus na Amazônia limitam-se a estudos da ecologia de nidificação da espécie. A biologia reprodutiva do Melanosuchus niger é basicamente desconhecida. Os nossos objetivos específicos neste estudo serão os seguintes: Caracterizar morfometricamente o aparelho reprodutor das fêmeas; Relacionar estas variáveis e o índice gonadosomático com o tamanho das fêmeas e a época do ciclo reprodutivo; Determinar o tamanho mínimo reprodutivo das fêmeas; Avaliar histologicamente a fecundidade atual das fêmeas e Mapear a área de ocorrência de espermatozóides nos ovidutos. Quinze fêmeas de C. crocodilus e 15 de M. niger serão capturadas até novembro de 2008, no entorno e no extremo norte da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus, no Estado do Amazonas. O comprimento e a massa total do sistema reprodutor serão mensurados no campo. A região glandular será mensurada; e a região não glandular será calculada pela diferença das duas dimensões descritas. Também serão mensuradas as três maiores larguras ao longo do oviduto. As duas maiores dimensões ortogonais dos ovários serão também mensuradas, assim como, os cinco maiores folículos de cada ovário amostrado. O índice gonadosomático de cada fêmea será calculado pela massa das gônadas dividido pela respectiva massa da carcaça produzida. Todo o material será preservado com formol 10% tamponado a pH 7,0. Nove fêmeas de cada espécie, sendo três de cada estado reprodutivo pré-estabelecido, capturados em cada um dos três períodos reprodutivos, serão histologicamente analisados, totalizando 18 fêmeas amostradas. O número de folículos nos ovários será contado com estéreo-microscópio. Uma amostra de ovário e uma de oviduto de cada fêmea será inclusa e corada segundo técnica histológica de rotina. As diferentes fases do desenvolvimento ovocitário serão determinadas pela análise das lâminas ao microscópico óptico. A atividade secretora da região glandular do oviduto será analisada considerando-se os estados reprodutivos. O tamanho mínimo reprodutivo será considerado quando no mínimo 50% dos indivíduos de uma mesma classe de tamanho apresentar ovários com evidência de vitelogênese, e região glandular do oviduto desenvolvida. A presença de espermatozóides nas amostras da porção glandular dos ovidutos será determinada através da coleta de esfregaços na região, com conservação do material coletado em álcool 70% e corado com Hematoxilina-eosina. A hipótese principal a ser explorada neste estudo será que a morfologia do sistema reprodutor de fêmeas das duas espécies, varia em função do tamanho/idade e em curto prazo, em função do ciclo sazonal da várzea do Rio Purus. E que a análise destes fatores nos permitirá estimar parâmetros populacionais importantes como o tamanho da primeira reprodução, a fecundidade, entre outras características das populações de C. crocodilus e M. niger do baixo Rio Purus.
Palavras-chave: Reprodução
Caiman
Melanosuchus
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1237
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Relatorio_Final-PIB-B_051_SHAMILA_VS2.pdf908,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.