Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1416
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Caracterização geoquímica da borda ocidental do batólito granítico Abonari, Município de Presidente Figueredo (AM)
Autor(a): Júlia Varella Malta
Orientador(a): Valmir da Silva Souza
Resumo: O batólito granítico Abonari abrange uma área em torno de 200 km2, está localizado a cerca de 90 km ao norte da sede do Município de Presidente Figueiredo, com acesso fácil através da BR-174 e tem sido considerado como representante do último volumoso pulso magmático, dentro da Suíte Intrusiva Mapuera, que afetou o sul do Escudo das Guianas no Paleoproterozóico (1.87 Ga). Esse maciço granítico apresenta aspecto textural inequigranular médio a grosso, cor vermelho com matizes acinzentadas, composição sienogranítica e natureza alcalina. Entretanto, os estudos petrográficos e geoquímicos sobre o batólito Abonari são superficiais e foram realizados no final da década de 1970. Atualmente, com a evolução das pesquisas geológicas na região, muitos questionamentos a respeito das variações petrográficas e geoquímicas dentro do batólito, tem sido motivos de discussões. Nesse sentido, este projeto de pesquisa objetiva contribuir com a caracterização geoquímica da borda ocidental do batólito granítico Abonari, procurando identificar variações composicionais que auxiliem na compreensão da evolução e do ambiente de alojamento magmático. A pesquisa constará de uma etapa de campo de 8 a 10 dias e as análises químicas serão realizadas em laboratório comercial, cujos custos serão viabilizados pelo projeto de pesquisa do professor orientador.
Palavras-chave: Geoquímica
Abonari
Presidente Figueiredo
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: GEOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Geociências
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1416
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Júlia Varella Malta.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.