Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1424
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Contribuição ao estudo do perfil químico e atividade citotóxica de óleo essencial uma planta medicinal do Médio Amazonas
Autor(a): Yury Oliveira Lugo
Orientador(a): Geone Maia Correa
Resumo: Desde os anos 70 a organização mundial de saúde tem reconhecido a importância de uso de medicina tradicional contra doenças tropicais, principalmente nas áreas mais pobres do mundo (OLIVEIRA et al., 2004), a partir dessas informações, sabe-se que busca de novos medicamentos frente as mais diversas doenças é de fundamental importância para o bem estar da humanidade. Os óleos essenciais são originados do metabolismo secundário das plantas e possuem composição química complexa, destacando-se a presença de terpenos e fenilpropanóides (GONÇALVES et al., 2003; SILVA et al., 2003). Constituem os elementos voláteis contidos em muitos órgãos vegetais e, estão relacionados com diversas funções necessárias à sobrevivência vegetal, exercendo papel fundamental na defesa contra microrganismos (SIQUI et al., 2000). Ainda, tem sido estabelecido cientificamente que cerca de 60% dos óleos essenciais possuem propriedades antifúngicas e 35% exibem propriedades antibacterianas (BHAVANANI; BALLOW, 1992). O presente estudo pretende analisar o perfil químico do óleo essencial de uma planta medicinal da região do Médio Amazonas, bem como, verificar possíveis modificações em seu perfil através de análise por acompanhamento sazonal. No projeto está também inserido, avaliação citotóxica do óleo, a fim de avaliar correlações que poderão existir do óleo analisado, para que dessa forma seja posteriormente realizado trabalho biomonitorado.
Palavras-chave: Plantas medicinais
Óleos essenciais
Citotoxicidade
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1424
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yury Oliveira Lugo.pdf775 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.