Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1445
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo da composição inorgânica da Arrabidaea chica (HBK) Verlot cultivada em solo contaminado por metais pesados
Autor(a): Marcela Lemos Gomes de Castro
Orientador(a): Genilson Pereira Santana
Resumo: Na atualidade os fitoterápicos se mostram como alternativa na terapêutica de várias patologias, portanto o seu estudo vem sendo ampliado de tempos em tempos, resultando em pesquisas de conhecimento e identificação de compostos com ação química definida. O alto consumo de drogas, que ainda não tiveram sua completa identificação química e farmacognóstica, motiva estudos de diversas naturezas. Aliado a isso, o elevado consumo de medicamentos fitoterápicos exige a realização de um controle de qualidade que seja seguro e eficaz. No entanto, o que dificulta este controle são os inúmeros parâmetros, que ainda não foram definidos para a identificação e a pureza de grande número de drogas vegetais. Isso acaba gerando uma série de adulterações e problemas de qualidade. Dentre as drogas vegetais utilizadas como matéria-prima de fitoterápico e como parte integral tem-se o crajiru, nome comum de Arrabidaea chica (HBK) Verlot. Esta planta é usada como agente adstringente e antiinflamatório na preparação de remédios para cólicas intestinais, diarréias sanguinolentas, leucorreia, anemia e leucemia pela população Amazônica. Assim, no presente projeto será desenvolvido um estudo sobre a capacidade de absorção de metais pesados pelos três ecotipos de crajiru (Arrabidaea chica (HBK) Verlot), pois essa variedade de planta é utilizada cotidianamente pela população ribeirinha dos igarapés impactados e não impactados de Manaus.
Palavras-chave: Planta Medicinal
Metal Pesado
Chá
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Química
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1445
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
REL_Final_E_66_2008-MARCELA_CASTRO.pdf177,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.