Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1José Francisco de Magalhães Netto-
dc.creatorNatasha Malveira da Silva Costa-
dc.date.accessioned2016-09-23T14:09:22Z-
dc.date.available2016-09-23T14:09:22Z-
dc.date.issued2009-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1453-
dc.description.resumoA popularização do uso de celulares, no Mundo e em particular no Brasil, e o barateamento de modelos que incorporam recursos mais avançados, como o Bluetooth, aliado ao barateamento das ligações telefônicas e à popularização da Internet, tem possibilitado a difusão de jogos com complexidade maior. Entre os tipos de jogos mais avançados, citam-se os Jogos Multiusuários, que possibilitam a interação entre dois ou mais jogadores simultâneamente, usando as estruturas de computação e comunicação, presentes em computadores e, cada vez mais, em celulares. Neste projeto propomos o estudo, o projeto e a implementação de um jogo educativo multiusário. Por ser uma área recente, há poucos exemplos na literatura de jogos com essas características. O embasamento inicial do projeto baseia-se na metodologia que desenvolvemos no Doutorado, que pode ser aplicada a projetos desta natureza, e nos traballhos de desenvolvimento de jogos pelo Grupo de Informática na Educação e Intelligência Artificial vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Informática da UFAM. Como resultado dessa pesquisa, espera-se, além do domínio básico das principais tecnologias envolvidas (Java ME e Bluetooth), dominar a metodologia, e construindo-se um jogo de tal natureza, servindo de base para jogos mais elaborados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Computaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma PIBIC 2008pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoftware Educacional-
dc.subjectJogo Educacional-
dc.subjectBluetooth-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um jogo educacional multiusuário usando Bluetoothpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoCiência da Computaçãopt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-E/0074/2008-
dc.pibic.projetoDesenvolvimento de um jogo educacional multiusuário usando Bluetooth-
dc.pibic.dtinicio2008-08-01-
dc.pibic.dtfim2009-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natasha Malveira da Silva Costa.pdf516,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.