Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1578
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Desenvolvimento de produto seco por aspersão de Byrsonima japurensis (Malpiphiaceae) e avaliação da atividade inibitória da lipase pancreática
Autor(a): Carolina Carvalho Pacheco
Orientador(a): Tatiane Pereira de Souza
Resumo: O projeto tem como objetivo desenvolver um produto seco por aspersão a partir de solução extrativa de cascas de Byrsonima japurensis com atividade inibitória da lipase pancreática, importante enzima para a digestão de triglicerídeos. A solução extrativa será obtida por decocção, sob refluxo, por um período de 15 min, utilizando uma mistura hidroalcóolica como solvente. Na obtenção da solução extrativa será avaliada a influência da relação droga:solvente e da concentração etanólica sobre a concentração de sólidos solúveis e atividade inibitória da lipase pancreática. O produto seco por aspersão será desenvolvido a partir da solução extrativa que apresentar melhor característica tecnológica e atividade biológica, através da secagem por aspersão em equipamento Mini Spray Drier. Para o desenvolvimento do produto seco serão utilizados adjuvantes de secagem a fim de aumentar o rendimento operacional do processo, para tanto, será avaliado diferentes adjuvantes (dióxido de silício coloidal, maltodextrina e goma arábica) para identificar o que proporcionará melhor rendimento de secagem sem comprometimento da atividade biológica.
Palavras-chave: Byrsonima japurensis
Produto Seco
Inibidor da Lipase
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1578
Data do documento: 25-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carolina Carvalho Pacheco.pdf854,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.