Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1597
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da qualidade de vida de pacientes do programa de Assistência e Controle da Asma em um ambulatório escola
Autor(a): Giselle Eugênia Pereira Izel
Orientador(a): Maria do Socorro de Lucena Cardoso
Resumo: A asma é uma doença de relevância mundial com taxas significativas de morbi-mortalidade. Mesmo com toda evolução na terapêutica, o controle da doença e melhor qualidade de vida são alcançados pela associação da educação continuada ao tratamento farmacológico. Esse estudo será realizado com a finalidade de avaliar a qualidade de vida de pacientes com asma registrados no Programa de Assistência e Controle da Asma (PACA) no Ambulatório Araújo Lima da Universidade Federal do Amazonas na cidade de Manaus - AM. O estudo é transversal por sorteio aleatório, o qual 150 indivíduos foram avaliados de um total de 600 pacientes do PACA com diagnóstico estabelecido de asma durante um ano de programa. Os instrumentos de investigação utilizados foram: questionário de qualidade de vida em asma (AQLQ) com 32 questões que abrangem 4 domínios (limitação de atividades, sintomas, função emocional e estímulo ambiental), sendo que cada questão é respondida por meio de uma escala de 7 pontos. Não foi estabelecido teste-reteste, uma vez que o conceito de qualidade de vida é mutável, dependendo das condições do momento de sua aplicação.
Palavras-chave: Asma
Qualidade de vida
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Clínica Médica
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1597
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giselle Eugênia Pereira Izel.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.