Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1608
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise comparativa da eficiência de diferentes aparelhos ultra-sônicos na remoção de retentores intra-radiculares fixados com cimento de fosfato de zinco
Autor(a): Elen Moreno da Silva
Orientador(a): Angela Delfina Bittencourt Garrido
Resumo: O uso do ultra-som é o método mais seguro e eficiente para remoção de retentores intra-radiculares. Diferentes aparelhos ultra-sônicos passaram, então, a serem utilizados no intuito de favorecer a remoção dos retentores. O presente trabalho visa avaliar a eficiência de três aparelhos ultra-sônicos, de ampla comercialização, na redução da força necessária para o deslocamento de retentores intra-radiculares fixados com cimento de fosfato de zinco. A amostra constará de 40 corpos-de-prova divididos em 4 grupos, com 10 corpos-de-prova cada: Grupo I (controle), de 1 a 10, não receberão vibração ultra-sônica; Grupo II, de 11 a 20, receberão vibração ultra-sônica com aparelho Enac (Osada Eletric Co., Japão); Grupo III, de 21 a 30, com o aparelho Jet Sonic Four Plus (Gnatus, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil); e Grupo IV, de 31 a 40, com o aparelho Profi III Bios (Dabi Atlante Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil). Todos os corpos de prova serão submetidos ao tracionamento na Máquina Universal de Ensaios a uma velocidade de 1mm/min para aferir a força necessária para deslocamento dos retentores submetidos à vibração ultra-sônica dos diferentes aparelhos estudados. Os valores obtidos serão submetidos a análise estatística.Estudos devem ser conduzidos a fim de se avaliar a influência dos aparelhos ultra-sônicos na remoção de retentores intra-radiculares, visando aprimorar a técnica de remoção com eficiência e segurança, um desafio na prática odontológica.
Palavras-chave: Ultrassom
Aparelhos
Retentores
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ODONTOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Odontologia
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1608
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.