Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1638
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | Programa de Extensão Pé-de-Pincha: nas teias da avaliação de impactos sociais |
metadata.dc.creator: | Mara Talita Pereira de Sousa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Marcia Perales Mendes Silva |
metadata.dc.description.resumo: | A questão ambiental surge no cenário global colocando em xeque velhos paradigmas e abrindo caminhos para a emergência de um novo modelo societário, que prima por novos delineamentos pautados na priorização dos aspectos da natureza em consonância com o âmbito social. É neste cenário que a noção do desenvolvimento sustentável alcança grande magnitude no discurso e na formulação de políticas públicas e privadas, passando a ser utilizada por diversos segmentos, como portadora de um novo projeto para a sociedade que implica na garantia de sustentabilidade, atual e futura, de grupos sociais e ambientais. Frente ao universo delineado, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), via Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (PROEXTI), desenvolve a ação de extensão universitária intitulada Programa Pé-de-Pincha , o qual objetiva promover a sustentabilidade das populações rurais, através da conservação e manejo participativo, incentivando a criação de quelônios em cativeiro, a produção de artesanato, o ecoturismo e o beneficiamento de polpas de frutas, produtos lácteos e de pescado. Entretanto, faz-se imperioso verificar qual tem sido a efetividade da ação desenvolvida. O presente projeto tem como objetivo geral investigar os impactos sociais do Programa Pé-de-Pincha , vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (PROEXTI) e desenvolvido pela Faculdade de Ciências Agrárias, e como objetivos específicos contextualizar historicamente a emergência e implementação do Programa, além de conhecer a natureza, os objetivos, a metodologia, bem como a equipe profissional envolvida no programa; Construir o perfil sócio-econômico do público atendido pelo programa; Identificar as atividades desenvolvidas pelo Programa, a fim de analisar a compatibilidade dessas atividades com as ações e objetivos propostos pelo mesmo; Verificar se o programa coaduna-se com o que é preconizado pela Política de Extensão da UFAM e; Analisar os desdobramentos do programa na vida de seu público-alvo. Sabe-se que a pesquisa científica visa erigir uma produção lógica, consistente, coerente e conseqüente. Nesse sentido, a pesquisa que ora se apresenta será desenvolvida com o aporte abordagem quanti-qualitativa, nomeando para o processo de investigação uma perspectiva de análise em constante transformação que rejeita todas as formas de fragmentação do conhecimento acerca do objeto de estudo em tela. Nesse sentido, a pesquisa está estruturada em três momentos: qualificação teórica e metodológica do projeto, coleta dados e informações referentes a pesquisa e tratamento dos dados, culminando na construção do Relatório Final de Pesquisa. Reitera-se o entendimento de que o ato de pesquisar constitui-se num processo banhado de objetividade e subjetividade, pois a olhar do pesquisador e dos indivíduos é que dirige todo o processo de conhecimento e pesquisa. Avalia-se que é neste ponto que reside o potencial criativo da arte de pesquisar. |
Keywords: | Avaliação de impactos Meio ambiente Extensão |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Serviço Social Instituto de Ciências Humanas e Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa PIBIC 2008 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1638 |
Issue Date: | 31-Jul-2009 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PIB-SA-0008-2008-Corrigido.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.