Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1652
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | A trajetória da Educação Tecnológica no Estado do Amazonas: da Escola Técnica Federal ao Centro Federal de Educação Tecnológica |
metadata.dc.creator: | Carla Suyane Silva Lima |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Arminda Rachel Botelho Mourão |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho visa pesquisar a Reforma do Ensino Médio/Profissionalizante, procurando analisar os pressupostos teórico-metodológicos que a norteia e como esta modifica a estrutura da Escola Técnica Federal do Amazonas, a transformando, inicialmente, em Centro Federal de Educação Tecnológica. Parte das discussões sobre as modificações no mundo do trabalho propiciam aumento de produtividade no momento em que a ciência e a tecnologia são utilizadas como força produtiva que alavancam o processo de acumulação capitalista, exigindo um novo tipo de trabalhador, Essas transformações configuram um novo processo educacional, e a formação dos (das) trabalhadores (ras) se apresenta também modificada. Mourão (2003) destaca que é o modelo de competência que vem nortear os novos processos de formação. Este modelo que se alicerça na idéia da empregabilidade, traz como suporte a concepção de Estado Mínimo, no qual as funções do Estado são modificadas, havendo restrição da esfera pública, por meio das desregulamentações e privatizações. Segundo Saviani (1996) o MEC tem utilizado a atual LDB para aprovar reformas pontuais, citando como exemplo a Reforma do Ensino Profissional, já que este nível de ensino tem sido regulamentado por decretos e portarias, omitindo, inclusive, as formas de financiamento, permitindo que haja uma proliferação de cursos profissionalizantes pagos. Assim, a Reforma do Ensino Médio e Profissional desarticula a formação geral da formação específica, imprimido a separação do Ensino Médio do Ensino Profissional que vai repercutir na organizar=Salvar |
Keywords: | Ensino Médio Ensino Profissional Reforma do Ensino |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa PIBIC 2008 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1652 |
Issue Date: | 31-Jul-2009 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
RELATORIO_CARLA_CORRIGIDO.pdf | 668,99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.