Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1690
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Pecíolo de inajá (Maximiliana maripa (Aubl.) Drud, Família Arecaceae) como fonte de matéria prima para produção de papel na Amazônia
Autor(a): Álefe Lopes Viana
Orientador(a): Francisco Tarcisio Moraes Mady
Resumo: O papel é um dos materiais mais importantes e versáteis já desenvolvidos pelo homem. Sua origem remonta há mais de 2000 anos na China. O papel é formado por fibras celulósicas que se entrelaçam umas com as outras, garantindo a sua resistência. O papel possui inúmeras aplicações, dentre as quais tornam-se presentes e fazem-se necessários no dia-a-dia, destacando-se na segurança e documentação, higiene, difusão de conhecimento, ornamentação, proteção, arte, comunicação, engenharias, entre outras. Na Amazônia, são raras as iniciativas que remontam à produção de lâminas de papel e polpa de celulose, seja pelo caráter anatômico das madeiras, cujas fibras são curtas e, portanto, não são as mais adequadas para a fabricação de papel, seja pela incoerência de desmatar a floresta para plantar espécies exóticas com vistas à produção de celulose. Entretanto, as palmeiras podem representar uma fonte alternativa e sustentável de matéria prima para produção de polpa de papel e celulose. As palmeiras são uma das maiores famílias de plantas no mundo e, pela forma e aspecto, a mais característica da flora tropical. São consideradas, ao lado das gramíneas, as espécies das mais relevantes entre os grupos vegetais de importância econômica regional, tornando essenciais para o sustento destas comunidades. Seu centro de distribuição está situado nos trópicos, no entanto há poucas espécies que chegam até áreas subtropicais; ocorrem em quase todas as vegetações tropicais e podem dominar grandes áreas, formando populações homogêneas. Na Amazônia possui ampla distribuição, fazendo parte das florestas de terra firme nos ambientes de platô, vertente e baixio; em florestas de campinaranas; florestas periodicamente inundadas e em áreas desmatadas. Baseado no potencial que as palmeiras representam para a Amazônia, foi elaborada a temática da proposta em pauta, a fim de estudar e desenvolver papel oriundo do pecíolo de inajá, apresentando-se como matéria-prima alternativa para a região amazônica.
Palavras-chave: Papel
Celulose
Palmeira
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Florestais
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1690
Data do documento: 28-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.