Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1726
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Osteocronologia de Caiman crocodilus (Crocodylia/Alligatoridae) de vida livre na várzea da Reserva Piagaçu-Purus, Amazonas-Brasil
Autor(a): Samara Franklin Lobo
Orientador(a): Ronis da Silveira
Resumo: Em crocodilianos, a relação entre idade e o potencial reprodutivo dos indivíduos afetam diretamente a dinâmica das populações naturais. O estudo do padrão de formação das marcas periódicas de crescimento para determinar a idade dos indivíduos é denominado osteocronologia. A quantificação das marcas periódicas geralmente é adequada para representar a natureza intermitente do crescimento esquelético das espécies, em função da variação das condições e dos recursos ambientais disponíveis. Muitos modelos de uso sustentável das espécies consideram vários aspectos da biologia reprodutiva das fêmeas, como a idade ou tamanho da primeira reprodução, fecundidade e fertilidade. Estes parâmetros populacionais serão importantes na tomada de decisão visando a conservação e o manejo do jacaré-tinga (Caiman crocodilus) na Amazônia Central. A presente proposta visa obter estimativas confiáveis, e inéditas, da idade das fêmeas reprodutivas e das caçadas ilegalmente nas várzeas do baixo Rio Purus, visando contribuir para um maior e melhor entendimento da dinâmica populacional do C. crocodilus na Amazônia brasileira. Os objetivos específicos são os seguintes: (1) definir qual porção e qual osso longo (úmero ou fêmur) melhor retrata a formação dos anéis de crescimento para a espécie; (2) avaliar as relações entre os anéis de crescimento, o tamanho das fêmeas e o pulso de inundação, e como esses fatores podem prever a idade dos indivíduos, e (3) estimar a idade das fêmeas que nidificam e que são caçadas ilegalmente na região. Doze fêmeas de C. crocodilus foram capturadas em 2008, no Entorno e no extremo norte da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus, no Estado do Amazonas. Estes animais foram capturados e abatidos pela equipe técnica do Projeto Bajaquel (Licenças: SISBIO-IBAMA #14498-1 & 014/07 SEUC/SDS). As fêmeas foram medidas e pesadas segundo protocolo padrão do estudo de crocodilianos em ambientes amazônicos. As amostras serão desmineralizadas com RDO e cortadas em micrótomo de congelação. Os cortes serão imersos em Borato de Sódio a 1% e corados com Hematoxilina para melhor visualização dos anéis etários. Após a coloração, os cortes serão banhados com Glicerina, seguido por um banho de água destilada e posterior montagem em lâmina e lamínula com Etellan. No geral, os anéis (linhas) de crescimento serão reconhecidos como uma faixa mais clara e larga seguida por uma faixa mais estreita e escura. A contagem das linhas será feita em microscópio estereoscópio.
Palavras-chave: Jacaré-tinga
Maturidade sexual
Amazônia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1726
Data do documento: 28-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Relat_Final_PIBIC_0910_SamaraLobo_Corrigido-RDS.pdf431,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.