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dc.contributor.advisor1José Francisco de Magalhães Netto-
dc.creatorNatasha Malveira da Silva Costa-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:07:38Z-
dc.date.available2016-09-23T15:07:38Z-
dc.date.issued2010-07-28-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1756-
dc.description.resumoRefletindo sobre a utilidade e aplicação dos jogos existentes no mercado atual, observa-se que os mesmos pouco acrescentam no que diz respeito à associação de conhecimentos formais de sala de aula, ainda que privilegiem o entretenimento e a diversão do usuário e sirvam para desenvolver o raciocínio rápido, a imaginação, o reflexo e a coordenação motora de quem os utilizam. Entretanto, Jogos Educacionais são atividades lúdicas que possuem objetivos pedagógicos especializados para o desenvolvimento do raciocínio, das demais capacidades cognitivas e do aprendizado do jovem. Muitos destes jogos permitem a interação entre diferentes usuários e são chamados Jogos Multiusuários, sendo um de seus principais atrativos é que é muito mais excitante disputar um jogo com outra pessoa do que sozinho. A busca por novos jogos aumenta a cada dia que passa. Tendo em vista que o mercado está em ampla expansão e contando com milhões de consumidores, o desenvolvimento de jogos é um grande negócio. Além disso, as tecnologias usadas para a elaboração desse projeto já são de domínio público e não têm sido muito usadas na educação. Durante a realização do projeto, foram feitas diversas pesquisas bibliográficas referentes ao Bluetooth, aos Jogos Multiusuários, aos Jogos Educacionais, aos Jogos Educacionais Multiusuários e ao Java ME. O uso do celular para o desenvolvimento desse projeto se dá por ser um item bastante popular, mas pouco utilizado no meio educacional. A tecnologia Bluetooth foi escolhida por seu baixo consumo de energia, por ter um baixo custo, pois opera em uma freqüência que é livre para qualquer uso e porque é encontrada na maioria dos atuais celulares. Os Jogos Educacionais e Jogos Multiusuários pesquisados serviram de base para a construção do protótipo desenvolvido. Durante as pesquisas, foram encontrados ainda Jogos Educacionais Multiusuários, porém os mesmos eram para ser jogados em desktops e não em celulares, daí a importância desse projeto. A pesquisa referente ao Java ME revelou tratar-se de uma plataforma que implementa a linguagem Java em dispositivos com capacidade limitada, com pouca memória e baixo processamento como celulares, smartphones e Palm Tops. Daí a mesma ser utilizada para desenvolver o protótipo final. Após as pesquisas, foram escolhidas as ferramentas utilizadas no desenvolvimento do protótipo. A partir daí, fez-se um roteiro de instalação, explicando passo a passo como Instalar, Configurar e Testar as ferramentas, que foi apresentado no Ciclo de Palestras, em setembro de 2008, realizado pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal do Amazonas. Um outro avanço foi a publicação de um artigo no ERIN I Escola Regional de Informática Regional Norte 1, em março de 2009. Porém, algumas dificuldades foram observadas, tais como a falta de equipamentos para testes e um laboratório específico, tendo sido superadas nesses últimos meses.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Computaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma PIBIC 2009pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoftware educacional-
dc.subjectJogos educacionais-
dc.subjectJogos para celulares-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um jogo educacional multiusuário usando Bluetoothpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoCiência da Computaçãopt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-E/0082/2009-
dc.pibic.projetoDesenvolvimento de um jogo educacional multiusuário usando Bluetooth-
dc.pibic.dtinicio2009-08-13-
dc.pibic.dtfim2010-07-28-
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

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