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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1756
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | José Francisco de Magalhães Netto | - |
dc.creator | Natasha Malveira da Silva Costa | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:07:38Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:07:38Z | - |
dc.date.issued | 2010-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1756 | - |
dc.description.resumo | Refletindo sobre a utilidade e aplicação dos jogos existentes no mercado atual, observa-se que os mesmos pouco acrescentam no que diz respeito à associação de conhecimentos formais de sala de aula, ainda que privilegiem o entretenimento e a diversão do usuário e sirvam para desenvolver o raciocínio rápido, a imaginação, o reflexo e a coordenação motora de quem os utilizam. Entretanto, Jogos Educacionais são atividades lúdicas que possuem objetivos pedagógicos especializados para o desenvolvimento do raciocínio, das demais capacidades cognitivas e do aprendizado do jovem. Muitos destes jogos permitem a interação entre diferentes usuários e são chamados Jogos Multiusuários, sendo um de seus principais atrativos é que é muito mais excitante disputar um jogo com outra pessoa do que sozinho. A busca por novos jogos aumenta a cada dia que passa. Tendo em vista que o mercado está em ampla expansão e contando com milhões de consumidores, o desenvolvimento de jogos é um grande negócio. Além disso, as tecnologias usadas para a elaboração desse projeto já são de domínio público e não têm sido muito usadas na educação. Durante a realização do projeto, foram feitas diversas pesquisas bibliográficas referentes ao Bluetooth, aos Jogos Multiusuários, aos Jogos Educacionais, aos Jogos Educacionais Multiusuários e ao Java ME. O uso do celular para o desenvolvimento desse projeto se dá por ser um item bastante popular, mas pouco utilizado no meio educacional. A tecnologia Bluetooth foi escolhida por seu baixo consumo de energia, por ter um baixo custo, pois opera em uma freqüência que é livre para qualquer uso e porque é encontrada na maioria dos atuais celulares. Os Jogos Educacionais e Jogos Multiusuários pesquisados serviram de base para a construção do protótipo desenvolvido. Durante as pesquisas, foram encontrados ainda Jogos Educacionais Multiusuários, porém os mesmos eram para ser jogados em desktops e não em celulares, daí a importância desse projeto. A pesquisa referente ao Java ME revelou tratar-se de uma plataforma que implementa a linguagem Java em dispositivos com capacidade limitada, com pouca memória e baixo processamento como celulares, smartphones e Palm Tops. Daí a mesma ser utilizada para desenvolver o protótipo final. Após as pesquisas, foram escolhidas as ferramentas utilizadas no desenvolvimento do protótipo. A partir daí, fez-se um roteiro de instalação, explicando passo a passo como Instalar, Configurar e Testar as ferramentas, que foi apresentado no Ciclo de Palestras, em setembro de 2008, realizado pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal do Amazonas. Um outro avanço foi a publicação de um artigo no ERIN I Escola Regional de Informática Regional Norte 1, em março de 2009. Porém, algumas dificuldades foram observadas, tais como a falta de equipamentos para testes e um laboratório específico, tendo sido superadas nesses últimos meses. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPQ | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências da Computação | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa PIBIC 2009 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Software educacional | - |
dc.subject | Jogos educacionais | - |
dc.subject | Jogos para celulares | - |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: ENGENHARIA DE SOFTWARE | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um jogo educacional multiusuário usando Bluetooth | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-E/0082/2009 | - |
dc.pibic.projeto | Desenvolvimento de um jogo educacional multiusuário usando Bluetooth | - |
dc.pibic.dtinicio | 2009-08-13 | - |
dc.pibic.dtfim | 2010-07-28 | - |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra |
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