Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1798
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Projeto e Implementação de uma Solução LTSP (Linux Terminal Server Project) para os Laboratórios de Informática da UFAM
Autor(a): Cristiano Medeiros Oriente Cruz
Orientador(a): Horácio Antonio Braga Fernandes de Oliveira
Resumo: Linux Terminal Server Project (LTSP) é um projeto baseado em Linux que utiliza várias ferramentas e protocolos com o objetivo de propiciar um ambiente de trabalho remoto para múltiplas máquinas. O principal componente deste sistema é um servidor de terminais, um computador de alto desempenho responsável pela execução dos programas e compartilhamento de seus recursos na rede. Tal componente serve um conjunto de terminais leves que são computadores de baixa performance, podendo até mesmo não necessitar de um disco rígido para o seu funcionamento. A partir da criação do ambiente de trabalho, todas as operações realizadas nos terminais leves são, na verdade, computadas e executadas no servidor LTSP. O objetivo principal deste projeto é propor uma solução LTSP para os laboratórios de informática da UFAM. Uma solução LTSP apresenta uma série de vantagens quando implementada em um laboratório de computação. Uma delas é a agilidade na recuperação dos computadores, pois para se fazer a manutenção de um computador em um laboratório atualmente tem-se a necessidade de se instalar todas as ferramentas necessárias ao aprendizado dos alunos, tomando tempo e diminuindo o número de máquinas disponíveis aos usuários. Tal procedimento ainda aumenta muito o tempo gasto em gerenciamento e o esforço necessário para tornar uma única máquina operacional. Outro fator que justifica a implantação do projeto é a diminuição dos gastos na compra e na manutenção de equipamentos. A partir da implantação do LTSP ocorrerá uma diminuição no custo de equipamentos para os terminais leves, que podem até mesmo dispensar o uso de discos rígidos.
Palavras-chave: Linux, Terminais Levels, LTSP, Gerência de Redes
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Computacao
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1798
Data do documento: 28-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.