Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1808
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | Geografia Indígena nas escolas do Rio Curicuriari |
metadata.dc.creator: | Thaline Ferreira Fontes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ivani Ferreira de Faria |
metadata.dc.description.resumo: | A Secretaria de Educação de São Gabriel da Cachoeira, iniciou o processo de implantação de escolas indígenas diferenciadas com a metodologia do ensino via pesquisa. Neste contexto surgem as escolas indígenas Curica, localizada na comunidade indígena de Curicuriari, utilizando como língua de instrução o Nheêgatu e a escola indígena Ba´se boo na comunidade indígena de São Jorge, sendo a língua de instrução o Tukano. As Comunidades de São Jorge e Curicuriari, Terra indígena Médio Rio Negro I, são formadas por indígenas Tukano, Baré, Arapaço,e Piratapuia falantes das língua Tukano e Nheengatu. Ambas fazem parte do projeto da Profa. Ivani Faria intitulado Ba sé Boo- gestão territorial e sustentabilidade para as comunidades indígenas do rio Curicuriari, aprovado financeiramente pela FAPEAM com autorização da FUNAI e da FOIRN. As escolas foram implantadas e agora surge a necessidade de verificar se a metodologia do ensino via pesquisa foi implantada e como os componentes geográficos vem sendo trabalhados pelas escolas e pretende-se também auxiliar na produção de material didático por meio da elaboração participativa dos mapas temáticos nas referidas línguas de instrução. Para o ensino da Geografia, a importância está na busca de novas metodologias de ensino a partir de uma Geografia Indígena que poderá contribuir para a quebra de paradigmas de uma pedagogia e de uma didática tradicional. A base conceitual da pesquisa está centrada nos conceitos escola indígena, geografia indígena e metodologia do ensino. Para seu desenvolvimento, utilizaremos o método dialético com procedimentos metodológicos da pesquisa participante, com documental e de pesquisa de campo a partir de fontes primárias e secundárias e aportes teóricos para análises dos dados. |
Keywords: | Escola indígena Geografia indígena Metodologia do ensino |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Geografia Instituto de Ciências Humanas e Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa PIBIC 2009 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1808 |
Issue Date: | 29-Jul-2010 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Thaline Ferreira Fontes.pdf | 934,32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.