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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1837
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso |
metadata.dc.creator: | Aline Damaceno Leite |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Geraldo Alves de Souza |
metadata.dc.description.resumo: | Estima-se que 75% dos bairros de Manaus foram formados por processos conhecidos regionalmente como invasão. A principal característica destes bairros é a ausência de planejamento prévio do traçado viário e de locais para a implantação dos mobiliários urbanos de uso coletivo, tais como escolas, delegacias de polícia, postos de saúde, etc. Em conseqüência desta ausência de planejamento, o sistema viário é precário, com vias estreitas, tortuosas e descontínuas, o que deve dificultar a circulação de ônibus, tornando as viagens lentas e demoradas. O presente projeto parte da hipótese de que a realidade acima descrita traz impacto direto sobre os deslocamentos dos trabalhadores do Pólo Industrial de Manaus - PIM, impondo longas jornadas desde as residências até às fábricas e destas quando retornam às moradias. Supõe-se também que, procurando reduzir estes tempos, as rotas de coleta dos operários (traçados pelas empresas) seguem preferencialmente pelas vias arteriais (o que pode ocasionar longas caminhadas complementares) e limitam a abrangência espacial das rotas, não chegando a bairros mais afastados da cidade. Isto posto, este projeto apresenta como objetivo principal reconhecer a influência que o sistema viário exerce sobre a duração das viagens de operários do PIM e possíveis estratégias adotadas pelas empresas para reduzir estes tempos. Para tanto, buscar-se-á gerar mapas georreferenciados das rotas de transportes e reconhecer a variação da velocidade dos trajetos, tentando identificar fatores do sistema viário que contribuem para essa variação. Em função de ser uma empresa de grande porte, elegeu-se (a priori) a Moto Honda da Amazônia como estudo de caso e espera-se que esta empresa se disponha a colaborar com a pesquisa. Caso não demonstre interesse, outra será escolhida. |
Keywords: | Transporte urbano. Sistema viário. SIG. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Geografia Instituto de Ciências Humanas e Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa PIBIC 2009 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1837 |
Issue Date: | 28-Jul-2010 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
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