Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1866
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise das características do Carcinoma Epidermóide de Boca em pacientes atendidos em um Centro de Referência de controle em oncologia no Amazonas
Autor(a): Rosemary Alves de Almeida
Orientador(a): Tatiana Nayara Liborio Kimura
Resumo: O câncer de boca é a sexta neoplasia mais freqüente no mundo, representando cerca de 4% dos cânceres identificados, constitui um problema de saúde pública, que acarreta grande impacto à qualidade de vida de milhares de indivíduos em todo mundo. Vários estudos destacam maior vulnerabilidade ao câncer de boca segundo características relativas ao indivíduo, variando de acordo com: idade, sexo, etnia, hábitos, ocupação e grau de instrução. Dentre os fatores de risco relacionados ao carcinoma epidermóide de boca (CEB), destaca-se o tabagismo, como fator dominante, agravado quando este é associado ao consumo de álcool. Fatores anatomopatológicos como tamanho e disseminação tumoral, estão associados a diferentes prognósticos e sobrevida do paciente, sendo estes avaliados pelo estadiamento clínico e patológico. O câncer de boca é considerado uma lesão desfigurante e debilitante, além disso, o tratamento por meio da radioterapia pode produzir significativa disfunção oral, dificultando a capacidade do paciente de interagir socialmente. A distribuição epidemiológica das neoplasias malignas, bem como, a análise de seus potenciais fatores de risco é de grande utilidade no estabelecimento de diretrizes e ações que visem controle do câncer. Nesse aspecto, o presente trabalho tem como objetivo caracterizar o perfil de pacientes portadores de carcinoma epidermóide de boca na Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCECON), em Manaus, AM. Para isso, será feita análise retrospectiva de prontuários médicos de pacientes com o diagnóstico histopatológico de carcinoma epidermóide da cavidade oral, admitidos na Fundação Centro de Controle de Oncologia, no período compreendido entre janeiro de 2004 e julho de 2009.
Palavras-chave: Carcinoma Epidermóide
Aspectos clínicos
Histopatologia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Patologia e Medicina Legal
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1866
Data do documento: 29-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosemary Alves de Almeida.pdf774,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.