Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1878
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Otimização de metodologia analítica por espectroscopia molecular para quantificação de flavonoides totais em solução extrativa de Cissus sicyoides (Vitaceae)
Autor(a): Marcelo Augusto Mota Brito
Orientador(a): Tatiane Pereira de Souza
Resumo: Cissus sicyoides, conhecida popularmente como insulina vegetal, é uma espécie amplamente utilizada na medicina tradicional como hipoglicemiante. Alguns trabalhos demonstram promissora atividade farmacológica com indicação para os flavonóides como possíveis responsáveis pela atividade biológica. No entanto, a inexistência de uma metodologia analítica para a quantificação desses compostos, nesta espécie vegetal, justifica o presente trabalho, que tem como objetivo otimizar uma metodologia analítica por espectroscopia molecular para quantificação de flavonóides totais em solução extrativa de Cissus sicyoides. A matéria-prima vegetal, constituída por partes aéreas, folhas e caules, será obtida da EMBRAPA, e após processamento será caracterizada através de perda por dessecação, análise granulométrica e determinação de teor extrativo. A metodologia de análise será baseada na propriedade dos flavonóides se complexarem com cloreto de alumínio, formando um complexo estável visível molecularmente. A otimização da metodologia analítica será realizada utilizando um modelo fatorial a fim de determinar as melhores condições de análise, através da identificação da melhor concentração do agente complexante e tempo de reação. A metodologia otimizada será validada através de linearidade, exatidão, precisão intermédia e robustez. O método será desenvolvido para quantificação de flavonóides presentes na matéria-prima vegetal e produtos derivados de C. sicyoides.
Palavras-chave: Cissus sicyoides
Flavonoides
Espectroscopia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1878
Data do documento: 29-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcelo Augusto Mota Brito.pdf368,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.