Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1882
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Extrato aquoso de própolis (Apis mellifera): caracterização, estabilidade microbiológica e atividade frente a microorganismos da cavidade oral
Autor(a): Lucianne Franco de Lima
Orientador(a): Maria Fulgência Costa Lima Bandeira
Resumo: A própolis consiste numa substância resinosa coletada, transformada e utilizada pelas abelhas com o propósito de selar orifícios presentes nas colméias, vedando a parede interna da mesma e protegendo-a contra a entrada de intrusos. Segundo relatos da literatura, a própolis tem sido utilizada como produto medicinal desde 300 a.C. apresentando como características: atividade anticancerígena, antioxidante, antiinflamatória, antibiótica e antifúngica. O presente estudo visa obter o extrato de própolis nas concentrações de 2%, 8% e 20%, realizar controle de qualidade dos mesmos com o objetivo de avaliar a viabilidade, a partir deste extrato, para a formulação de uma solução de irrigação periodontal de acordo com a legislação vigente, realizando a sua caracterização (características sensoriais, requisitos físico-quimicos, determinação de teor alcoólico, atividade antioxidante, marcadores qualitativos e quantitativos, teor de fenóis totais, teor de flavonóides, teor de compostos volatéis, teor de ceras e contaminantes). Os dados da estabilidade microbiológica, caracterização, CIM, serão tabulados e descritos pela estatística descritiva. Para avaliação do pH será utilizado o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis (p< 0,05).
Palavras-chave: Caracterização, Estabilidade, Atividade antibacteriana
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ODONTOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Odontologia
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1882
Data do documento: 29-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANNE.pdf987,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.