Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1901
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Características sóciodemográficas e clínicas relacionadas a presença do anticorpo anticardolipina e dano renal em pacientes com toxemia gravídica em maternidade de Manaus
metadata.dc.creator: Fabricio Moura Leite
metadata.dc.contributor.advisor1: Helena Lúcia Alves Pereira
metadata.dc.description.resumo: Pré-eclampsia é uma síndrome composta por hipertensão arterial e proteinúria iniciada após a vigésima semana de gestação, em mulheres normotensas e sem histórico de proteinúria prévia. É a principal causa de morbidade e mortalidade de mulheres grávidas no mundo. No Brasil, conforme dados do DATASUS, a incidência de doenças hipertensivas durante a gravidez é de 5% a 10% das gestações, com taxa de mortalidade materna por volta de 20%. Este trabalho visa avaliar a freqüência de pré-eclampsia e eclampsia, identificar as características clinicas e laboratoriais, além de pesquisar a presença de anticorpos antifosfolipideos e as respectivas alterações na função renal. O trabalho será realizado na Maternidade Balbina Mestrinho, um hospital referência em tratamento clinico e cirúrgico de gravidez de risco da cidade de Manaus AM e demais cidades adjacentes, durante o período de agosto de 2009 a julho de 2010. Avaliar-se-ão as características demográficas e clínicas das pacientes; o padrão de seguimento pré e perinatal, além do perfil do acometimento renal das pacientes por meio de questionário padrão e análises laboratoriais de sangue e urina. Os testes sorológicos realizados serão para identificação do anticorpo anticardiolipina (aCL) e o fator antinuclear (FAN). Os pacientes com alterações significativas serão encaminhadas para posterior acompanhamento clinico no Ambulatório Araújo Lima-UFAM.
Palabras clave : Pré-eclâmpsia, Eclâmpsia, Anticorpo anticardiolipina
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Hosp. Universt. Getúlio Vargas
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2009
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1901
Fecha de publicación : 28-jul-2010
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.