Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1908
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise in vitro da atividade antimicrobiana contra E. faecalis de águas sanitárias de uso doméstico e soluções de hipoclorito de sódio de uso odontológico
Autor(a): Marcelo de Almeida Paschoalino
Orientador(a): Angela Delfina Bittencourt Garrido
Resumo: A irrigação com soluções químicas bactericidas durante o tratamento endodôntico é um procedimento indispensável para a correta limpeza e desinfecção do sistema de canais radiculares. O hipoclorito de sódio a 2,5% (Solução de Labarraque) é bastante utilizado e aceito devido suas satisfatórias propriedades como atividade antimicrobiana, dissolvente da matéria orgânica, neutralizadora dos produtos tóxicos, ação clareadora e baixa tensão superficial. As águas sanitárias de uso doméstico vem sendo adotadas como alternativa ao hipoclorito de sódio de uso odontológico, por possuir o mesmo em sua composição, ter mais acessibilidade e baixo custo. O Enterococcus faecalis apresenta participação importante na patogenicidade das infecções endodônticas, sendo o grande responsável pelo insucesso do tratamento endodôntico nos casos de retratamento. Assim, o presente estudo visa analisar a atividade antimicrobiana contra o Enterococcus faecalis das soluções de hipoclorito de sódio de uso odontológico e das águas sanitárias de uso doméstico por meio do teste de difusão em ágar, que consiste na mensuração do halo de inibição ao redor das amostras aplicadas sobre a cultura microbiológica. Os dados em milímetro do halo de inibição serão submetidos a análise estatística, comparando os resultados entre as amostras.
Palavras-chave: Hipoclorito de sódio
Águas sanitárias
E. faecalis
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ODONTOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Odontologia
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1908
Data do documento: 28-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.