Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1994
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estratégia reprodutiva de peixes associados à troncos submersos da planície inundável do Rio Negro, Barcelos, Amazonas
Autor(a): Jairo Ferreira da Silva
Orientador(a): Ning Labbish Chao
Resumo: Nas planícies inundáveis do Rio Negro, existe uma vasta quantidade de igarapés e riachos que se destacam pela diversidade de espécies de peixes de interesse ornamental. Esses peixes são geralmente de pequeno porte (menores que 12 centímetros de comprimento padrão) e vida curta (1 a 2 anos). Atualmente 189 espécies são exploradas e comercializadas, representando mais de 50 milhões de peixes exportados anualmente da região. O controle da pescaria e comércio de peixes ornamentais será fundamental para a sustentabilidade dos peixes ornamentais, portanto, através de manejos apropriados poderá ser possível gerenciar a pesca e proteger a degradação dos hábitats aquáticos. A captura de peixes ornamentais é a principal atividade econômica neste município, responsável pelo emprego de aproximadamente 1600 famílias, movimentando 65% da economia local. O peixe ornamental é o terceiro produto extrativo que gera maior renda através de sua exportação no estado do Amazonas, arrecadando nos 24 anos em que se obteve informação US$ 29,5 milhões. Barcelos é o município que mais contribui para a exportação em todo o Estado, sendo responsável por 67,8% de todo o peixe ornamental exportado e por 82, 2% das exportações de peixes ornamentais do Brasil. Trabalhos sobre a estratégia reprodutiva de peixes de tronco são inexistentes na literatura. Este trabalho é a primeira etapa para conhecer a dinâmica dos processos de biologia reprodutiva, aspecto necessário e de importância primordial para que se possa compreender e elaborar elementos básicos para o manejo. Além disso, podem ajudar na idealização de uma forma mais pratica pata explorar esses recursos sem prejudicar os estoques naturais, mantendo as explorações em níveis sustentáveis para que no futuro próximo não haja a depleção desses estoques pesqueiros.
Palavras-chave: Rio Negro
Ecologia reprodutiva
Igarapé
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1994
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jairo Ferreira da Silva.pdf726,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.