Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2047
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Efeitos da salinidade sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Potamotrygonidae: Elasmobranchii)
Autor(a): Thaís de Almeida Corrêa Nogueira
Orientador(a): Wallice Luiz Paxiúba Duncan
Resumo: As arraias de água doce que evoluíram de ancestrais marinhos vivem em habitats estenohalinos nas grandes bacias hidrográficas sul-americanas com salinidade <3 psu. Por isso, o presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito da exposição à salinidade sobre os parâmetros osmorregulatórios de Potamotrygon motoro. As arraias serão coletadas nas praias e igapós do Rio Negro, no município de Barcelos, Amazonas. Os animais serão aclimatizados na água do próprio local, após isso serão divididos em grupo controle (0 psu água do próprio Rio Negro) e grupo experimental (sal marinho Red Sea Coral Pro-Salt. com salinidade 10 psu). A salinidade será aumentada gradualmente até atingir o limite de 10 psu. Após 24 horas de aclimatação, os animais serão mantidos por 48 horas. Após este período, as concentrações dos eletrólitos (Na+, Cl-, K+ e Ca++), uréia e a osmolalidade do plasma serão determinados. A atividade da enzima Na+/K+-ATPase (NKA) e H+-ATPase será analisada nas brânquias e nos rins dos animais expostos à salinidade e nos animais mantidos na própria água do Rio Negro. Espera-se com isso, avaliar quais processos osmorregulatórios desses animais são afetados e/ou modificados quando os mesmos forem submetidos em ambientes altamente hipertônicos em relação aos seus habitats preferenciais, e através destes efeitos e/ou respostas compreender a história evolucionária da tolerância dos potamotrigonídeos ao ambiente de água doce.
Palavras-chave: Osmorregulação
Potamotrygon motoro
Salinidade
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FISIOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Morfológica
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2047
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
R_F_B_53_2010.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.