Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2050
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Teste de estruturação genética entre calha principal do Rio Amazonas versus tributários na espécie Brycon amazonicus
Autor(a): Roberta Cunha de Oliveira
Orientador(a): Izeni Pires Farias
Resumo: A espécie Brycon amazonicus é conhecida vulgarmente por Matrinxã na maior parte da Amazônia Central e vive sazonalmente em áreas alagadas onde utilizam o canal do rio como via migratória. É uma espécie muito apreciada na alimentação das populações locais tendo grande importância em sistemas de pesca comercial e na pesca de subsistência. Partindo de uma hipótese nula que a espécie B. amazonicus corresponde a uma única população na bacia Amazônica, esse trabalho visa verificar a existência de estruturação entre a calha principal e alguns tributários da bacia Amazônica por meio de marcador molecular, nesse caso, DNA mitocondrial. A área de estudo compreende o rio Amazonas e alguns de seus tributários. A amostragem terá dois tipos de bancos de dados: localidades que já foram seqüenciadas e novas localidades (já amostradas) que serão inclusas nesse banco de dados maior. As análises são iniciadas com a extração de DNA, para qual serão utilizadas amostras de tecido da nadadeira peitoral dos peixes. A técnica da PCR (reação em cadeia da polimerase) será utilizada para as reações de amplificação do segmento do gene mitocodrial ATPase. Uma vez obtidos os fragmentos deste gene, o próximo passo é sequenciá-los, ou seja, obter a ordem correta das bases nitrogenadas (nucleotídeos) que compõem o seguimento de DNA. As seqüências obtidas serão editadas no programa Bioedit (Hall, 1999), alinhadas com o auxílio do programa Clustal W (Thompson et al., 1994) sendo a base para a construção de uma matriz de dados contendo todas as seqüências nucleotídicas. Para as análises de polimorfismo de DNA será utilizado o programa DNAsp. Os índices de diversidade genética e os testes de neutralidade seletiva de mutações serão acessados utilizando-se também o programa Arlequin 3.0. A estrutura genética populacional e fluxo gênico das populações de Brycon amazonicus serão analisadas utilizando o teste de AMOVA (Análise de Variância Molecular) e pairwise Fst, implementados no programa Arlequin 3.0. A presença de estruturação genética também será avaliada por um método bayesiano usando o programa BAPS (Bayesian Analysis of Genetic Population Structure) versão 4.14, onde o número de populações é tratado como não conhecido e estimado a posteriori. Na análise, a partir de todos os indivíduos agrupados, será calculada uma probabilidade posterior que será usada para escolher um melhor valor do número de grupos na partição ideal (números de clusters) através da análise de mistura de populações com a verificação de agrupamentos de indivíduos. O conhecimento da estrutura genética da espécie poderá contribuir para futuros planos de manejo, bem como para melhoramento genético em cativieiro.
Palavras-chave: Brycon amazonicus
DNAmt
Estrutura genética
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: GENÉTICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2050
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Relatório_Final_Roberta.pdf507,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.