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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2143
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | Desenvolvimento de um espectrógrafo para fins didáticos com o uso de retroprojetor |
metadata.dc.creator: | Joiciane do Nascimento Bezerra |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Karime Rita de Souza Bentes |
metadata.dc.description.resumo: | O estudo da interação da radiação com a matéria é foco de inúmeras disciplinas da área de exatas, quer seja da física, química ou engenharia. Essa interação pode dar informações importantes acerca das propriedades do material analisado. A grande área que engloba essas interações é a espectroscopia, que pode ser definida como sendo o estudo de espectros gerados a partir dessa ação mútua entre radiação e matéria. A primeira utilização da espectroscopia foi na química. Kirchhoff e Bunsen desenvolveram um espectroscópio baseado em um prisma, o qual ainda pode ser encontrado em laboratórios para análises químicas. A educação atual busca desenvolver trabalhos pedagógicos que tragam o dia-a-dia do aluno para a sala de aula, fazendo uso de ferramentas que fortaleçam a articulação de conceitos teóricos com a prática. Essa estratégia tem como maior objetivo favorecer o processo de ensino/aprendizagem, processo árduo quando se trata de ensino em Química. Dessa forma, conhecer todos os conceitos teóricos necessários para o entendimento da técnica acima descrita é fundamental. Em geral, experimentos de espectroscopia na região da luz visível são versáteis e fáceis de construir. Por meio dessas práticas podem ser observadas as raias de emissão e absorção de luz por uma dada substância, e assim pode-se identificar de maneira inequívoca a composição desse material. Em linhas gerais, o objetivo deste projeto é, a partir de um retroprojetor que já não é mais utilizado e com materiais de baixo custo, construir um aparelho que pode ser utilizado para demonstração dos principais conceitos de química quântica envolvendo espectroscopia de emissão e absorção da luz visível, pois utilizando este aparato, é possível apresentar e discutir conceitos importantes acerca de química quântica, como a dispersão da luz por grades de difração, ordem de difração, fluorescência, espectros ópticos de emissão contínua e absorção da luz por líquidos e sólidos. |
Keywords: | Instrumentação analítica Educação em química Química quântica |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA ANALÍTICA |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Química Instituto de Ciências Exatas |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2010 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2143 |
Issue Date: | 1-Jul-2011 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra |
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