Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2159
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Coinfecção Viral como elemento imunomodulatório na tuberculose pulmonar, extrapulmonar e no Lúpus Eritematoso Sistêmico
Autor(a): Daniel Viana Carlos Cardoso
Orientador(a): Luiz Fernando de Souza Passos
Resumo: Trata-se de um estudo prospectivo, observacional, de corte transversal, para verificar a hipótese de que a coinfecção viral modifique a resposta imunológica do hospedeiro ao bacilo da tuberculose e ao lúpus eritematoso sistêmico. O papel do HIV no ressurgimento da tuberculose é consenso universal, mas a influência de outros vírus latentes/persistentes, como o HTLV-1/2, o vírus Epstein-Barr, o citomegalovírus e o parvovírus-B19 é pouco estudada. A capacidade imunomodulatória desses vírus é bem documentada, seja no sentido de suscetibilizar a infecção ou de deflagrar processos autoimunes. O presente Projeto visa detectar, por PCR em tempo real, a presença e a carga viral das quatro espécies citadas (HTLV-1/2, EBV, CMV, B19) em pacientes com tuberculose pulmonar, extrapulmonar e no lúpus eritematoso sistêmico, comparando-as com contactantes sadios e controles normais. Pacientes soropositivos para o HIV e sob tratamento imunossupressor configuram critério de exclusão. Os resultados das cargas virais serão relacionados com dados clínicos, epidemiológicos e terapêuticos através de análise de regressão logística. Caso se confirme a hipótese do efeito patogenético da coinfecção viral na tuberculose e no lúpus eritematoso sistêmico, ter-se-á elementos para melhor compreensão das doenças e formulação de melhores estratégias de controle.
Palavras-chave: Vírus
Tuberculose
Lúpus
Infecção
Imunomodulação
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: IMUNOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Clínica Médica
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2159
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel Viana Carlos Cardoso.pdf432,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.