Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2186
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação clínica da mucosite oral quimioinduzida em pacientes com doenças onco-hematológicas atendidos em um Centro de Hematologia do Amazonas
Autor(a): Andréa dos Santos de Castro
Orientador(a): Tatiana Nayara Liborio Kimura
Resumo: A mucosite, inflamação e ulceração da mucosa, é uma freqüente complicação oral decorrente do tratamento quimioterápico utilizado em doenças onco-hematológicas. Clinicamente, caracteriza-se por atrofia epitelial, edema e eritema seguido de ulcerações múltiplas e extensas, e descamação que pode acometer toda a mucosa oral causando dor, odinofagia, disfagia, disgeusia, levando ao quadro de má nutrição e desidratação. As doenças malignas do sangue, como a leucemia, linfoma e mieloma, por si mesmas causadoras de supressão da medula óssea, estão freqüentemente associadas à mucosite, sobretudo quando agentes quimioterápicos são utilizados. As ulcerações observadas na mucosite aumentam o risco de infecção local e sistêmica, interferem e/ou interrompem o tratamento citotóxico, diminuindo a qualidade de vida do paciente. Adicionalmente aumentam o período de hospitalização e os custos financeiros do tratamento. O diagnóstico e o manejo da mucosite oral são de competência, sobretudo, do cirurgião-dentista. Baseado no exposto, este projeto tem por objetivo avaliar clinicamente a mucosite oral quimioinduzida em pacientes portadores de doenças onco-hematológicas atendidos na Fundação de Hematologia e Hematoterapia do Amazonas (HEMOAM), relacionando-a com a doença de base, tipo de agente quimioterápico utilizado bem como fase do tratamento em que o paciente se encontra.
Palavras-chave: Mucosite oral
Quimioterapia
Doenças onco-hematológicas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ODONTOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Patologia e Medicina Legal
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2186
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andréa dos Santos de Castro.pdf767,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.