Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2195
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise sazonal do teor e composição química de óleo essencial de Eugenia uniflora L. cultivada na região do Médio Amazonas
Autor(a): Simone Ramos de Castro
Orientador(a): Anderson Cavalcante Guimarães
Resumo: A família Myrtaceae compreende cerca de 3100 a 4600 espécies em 140 gêneros e apresenta distribuição Pantropical. São plantas lenhosas, arbustivas ou arbóreas com folhas simples geralmente opostas e estipuladas. A família é tradicionalmente dividida em duas subfamílias: Myrtoideae (Neotropical) e Leptospermoidae (Paleotropical). Eugenia uniflora L. é uma planta tropical, que ocorre desde o Brasil ao oeste da Índia e atualmente é cultivada em várias partes das regiões tropicais e subtropicais, principalmente América tropical. No Brasil, é uma planta muito conhecida e apreciada pelo fruto comestível. É conhecida com o nome popular de ñangapiri na Argentina e Paraguai, ibitanga, pitangatuba e pitanga, para os frutos de Eugenia uniflora L. no Brasil, Brazil Cherry , Surinam Cherry na América de língua inglesa e Cerise Brésilienne na França. Apresenta, tanto nas folhas como nos frutos, óleo essencial rico em terpenos, além de taninos, pigmentos flavonóides e antocianinas, saponinas, sais minerais e um pouco de ácido ascórbico. As folhas da pitangueira são muito utilizadas na medicina popular, na forma de chás como anti-reumático, antidiarreico, hipoglicemiante, hipotensor, antigotoso e estomáquico. O óleo essencial extraído da parte aérea da planta apresenta rendimento de 0,74 a 1,8% e possui propriedades adstringentes e odor agradável, sendo empregado na fabricação de sabonetes, desodorantes e óleos corporais por promover sensação de frescor. A produção dos óleos essenciais pelas plantas são influenciados por diversos fatores: a idade da planta, a época de colheita, as condições ambientais, o estresse e uso de fertilizantes O propósito deste trabalho é avaliar a produção sazonal do óleo essencial e a variação da composição química ao longo do dia, de espécimes de E. uniflora encontradas da região de Itacoatiara.
Palavras-chave: Eugênia uniflora
Óleo essencial
Composição
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMACOGNOSIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2195
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.