Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2207
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação histológica e bioquímica do efeito protetor sinérgico do pré-condicionamento isquêmico e alopurinol nas lesões de isquemia-reperfusão hepática no fígado de ratos
Autor(a): Marcelo Travassos Pinto
Orientador(a): Fernando Cesar Façanha Fonseca
Resumo: Os procedimentos cirúrgicos hepáticos utilizados nas hepatotectomias maiores, segmentectomias, tumorectomias, trauma hepático ou mesmo no transplante hepático necessitam do uso da clampagem do pedículo hepático sempre com o objetivo de diminuir o sangramento no ato operatório. Isso origina à reconhecida lesão de isquemia e reperfusão. Apesar dessa lesão envolver vários fatores, os metabólitos anormais do oxigênio (espécies reativas de oxigênio) estão bastante envolvidos na fisiopatologia dessa injúria. Diante disso, alguns trabalhos foram publicados demonstrando benefícios de substâncias com ação anti-oxidante na amenização destas lesões. Dentre estas substâncias encontramos o alopurinol. Outro método utilizado, a fim de mitigar também os efeitos lesivos da isquemia e reperfusão, é o pré-condicionamento isquêmico. Esse método é feito utilizando estímulos endógenos que aumentam a resistência dos tecidos hepáticos à isquemia. De posse desses dados, o trabalho se propõe a avaliar bioquímica e histologicamente os efeitos protetores sinérgicos do alopurinol e pré-condicionamento isquêmico nas lesões do binômio isquemia/reperfusão.
Palavras-chave: Lesão, Alopurinol, Pré-condicionamento isquêmico
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: CIRURGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Clínica Cirúrgica
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2207
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.