Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2209
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação do conhecimento e condutas para a prevenção da endocardite infecciosa entre cirurgiões-dentistas na cidade de Manaus e acadêmicos da Faculdade de Odontologia (UFAM)
Autor(a): Gabriela de Figueiredo Meira
Orientador(a): José Eduardo Gomes Domingues
Resumo: A Endorcardite Infecciosa (EI), uma infecção de origem bacteriana caracterizada pela inflamação do endotélio cardíaco, tem sua etiopatogenia relacionada com procedimentos odontológicos causadores de bacteremia transitória (invasão da circulação sangüínea por bactérias provenientes da microbiota bucal). Então adotar o uso de antibioticoterapia preventiva, seria a medida mais simplicista para evitar tal problema. Ainda que haja uma baixa incidência a EI pode resultar em morbidez e mortalidade em pacientes considerados de alto risco. O cirurgião-dentista, por sua vez, deve saber identificar os pacientes mais suscetíveis a esta patologia, definir o grau de risco de cada procedimento odontológico e adotar protocolos profiláticos para cada caso específico. O presente projeto refere-se a um estudo epidemiológico análitico para a avaliação do conhecimento e condutas para a prevenção da endocardite infecciosa entre profissionais e graduandos de odontologia da cidade de Manaus. Serão selecionados 50 cirurgiões-dentistas da cidade de Manaus e 50 acadêmicos da Faculdade de Odontologia (UFAM), de maneira aleatória, independente da idade, sexo e atuação profissional. Quanto aos alunos,se priorizará os dos últimos periodos oferecidos. A realização da pesquisa dar-se-á através de um questionário auto-aplicável com perguntas abertas e fechadas sobre a definição de endocardite infecciosa, pacientes e procedimentos odontológicos de risco e o protocolo medicamentoso empregado na sua profilaxia. Os dados obtidos através da pesquisa servirão para analisar se há diferenças entre os grupos do grau de conhecimento sobre os cuidados no diagnóstico e prevenção para a Endocardite Infecciosa.
Palavras-chave: Endocardite, Bacteremia, Prevenção, Terapêutica
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ODONTOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Odontologia
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2209
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.