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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2329
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Herbert Luiz Braga Ferreira | - |
dc.creator | Sandra Maria Godinho Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:16:52Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:16:52Z | - |
dc.date.issued | 2011-07-01 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2329 | - |
dc.description.resumo | A reflexão teórica e a investigação empírica no estudo das crenças no ensino-aprendizagem de línguas (LE/L2), no Brasil, é recente, datando dos anos 90 do século passado. Trata-se, portanto, de um tema, na LA brasileira, em que há ainda muito por fazer Mesmo em termos internacionais, 30 anos de pesquisa na área, se considerarmos a longa duração histórica, são suficientes apenas para fundar uma tradição de pesquisa sobre o assunto e assegurar a acumulação de um certo corpo de conhecimentos na área, o que, se nos dá algumas respostas às perguntas da pesquisa sobre o tema, deixa-nos, por outro lado, com um vasto terreno a explorar. Em um tema tão elusivo e escorregadio como este afinal é preciso lembrar que a noção de crenças na LA é um construto, isto é, uma elaboração intelectual e conceitual, sobre um fenômeno que não é diretamente observável - uma questão que aparece com muita força é a da relação entre crenças e ação. Se as crenças guiam, ordenam e orientam a ação, como é possível flagrar a relação entre crenças e ação no processo de ensinar e aprender uma LE? As crenças têm uma relação direta com o que acontece na sala de aula de LE ou não? Crenças podem ser um empecilho, ou, ao contrário, facilitar o processo de aquisição de uma LE na sala de aula? Barcelos (2006) ao apontar os caminhos futuros da pesquisa na área afirma que precisamos entender melhor ainda a relação entre contexto, crenças e ações [...] É preciso investigar como acontece essa relação complexa entre crenças e ações. Porque crenças às vezes afetam a ação e às vezes não? (Barcelos, 2006, p. 35). Por outro lado, é preciso investigar as crenças no ensino de LE a partir de crenças mais específicas, em domínios mais precisos deste processo específico de ensino-aprendizagem e, ainda mais, como diz Barcelos (2006) necessitamos investigar crenças em contextos diversos cursos e Letras em instituições particulares, em universidades públicas, cursos de idiomas e continuar a investigação em escolas públicas para que assim possamos chegar a padrões cognitivos entre grupos de professores trabalhando em contextos semelhantes . | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Voluntário | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Línguas e Literaturas Estrangeiras | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2010 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Crenças | - |
dc.subject | Ensino | - |
dc.subject | Aprendizagem | - |
dc.subject.cnpq | LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Crenças e ensino de línguas: uma sala de aula de Inglês como língua estrangeira | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Letras - Língua Inglesa | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-H/0014/2010 | - |
dc.pibic.projeto | Crenças e ensino de línguas: uma sala de aula de Inglês como língua estrangeira | - |
dc.pibic.dtinicio | 2010-07-02 | - |
dc.pibic.dtfim | 2011-07-01 | - |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Linguística, Letras e Artes |
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