Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2385
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Irlane Maia de Oliveira | - |
dc.creator | Yriane Pereira Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:17:02Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:17:02Z | - |
dc.date.issued | 2011-07-01 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2385 | - |
dc.description.resumo | Nos últimos anos, os debates acadêmicos sobre o ensino de ciências no que tange à formação de professores cresceu e conquistou o interesse de muitos pesquisadores no referido ensino. Tais discussões e pesquisas confluíram para novas perspectivas para o regaste à valorização do docente da educação básica e de inovações que tangem a melhoria para os recursos didáticos no ensino de ciências. Neste sentido, o cenário educativo para o Ensino de Ciências na perspectiva Amazônica prescreve, diante da realidade mundial a educação para o Meio Ambiente e a sustentabilidade dos recursos naturais à nível planetário. Situar a realidade educativa local com a atual realidade educativa mundial, o ensino de ciências que já traz em seu marco histórico a perspectiva interdisciplinar, tornou-se, a disciplina que consegue articular-se com a Física, a Química e a Biologia convergindo saberes para a educação científica. Sob essa perspectiva, o ensino da realidade e para a realidade conclamada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais apontam, diretrizes norteadores a partir da abordagem construtivista e concebe como teoria para o ensino, a aprendizagem significativa. Com isso, evoca a preocupação para a nova postura do professor e consequentemente para uma reforma de pensamento que possa contribuir para a elaboração de instrumentos de ensino que estimule o educando para a sua aprendizagem. Nesse sentido, é de fundamental importância que o professor de Ciências tenha instrumentos que o aproxime ao máximo a realidade do aluno. As diretrizes para o ensino de ciências evoca quatro eixos norteadores: Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ser Humano e Tecnologia e Sociedade. Esses eixos na visão macro da proposta curricular para a educação básica e presente nos livros didáticos de Ciências, instrumentaliza o professor para a produção do conhecimento teoricamente científico.Ainda nesse aspecto antecipa-se dizer, a partir uma análise superficial, que os livros de Ciências adotados pelas secretárias de educação municipal e estadual de ensino do 6º ao 9º ano de Manaus, não contempla conteúdos programáticos com ênfase na realidade amazônica. Sendo o livro didático um dos instrumentos mediadores entre a teoria e a prática da educação científica, ressalta dizer que essa distância entre a realidade vivida e a realidade mediada, de certa forma não deve contribuir para a aprendizagem significativa do aluno. A expectativa para novas perspectivas instrumentais que aproximem os conceitos científicos à realidade do aluno é um motivo para nos debruçarmos sobre a real possibilidade da elaboração do livro didático de Ciências Naturais visando a realidade amazônica. Amazônia reconhecida internacionalmente como lócus da grande biodiversidade da Fauna e Flora, desperta a preocupação mundial para a sua preservação e conservação, com isso, a real necessidade de estudar sua potencialidade sob a égide de um instrumento mediador para a aprendizagem, que é o livro didático . | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFAM | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Biologia | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2010 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | - |
dc.subject | Ensino de Ciências | por |
dc.subject | Realidade Amazônica | por |
dc.subject.cnpq | LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Diagnóstico para subsidiar uma proposta do livro didático de ciências naturais do 6º ao 9º no contexto amazônico | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Ciências | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-H/0096/2010 | - |
dc.pibic.projeto | Diagnóstico para subsidiar uma proposta do livro didático de ciências naturais do 6º ao 9º no contexto amazônico | - |
dc.pibic.dtinicio | 2010-07-02 | - |
dc.pibic.dtfim | 2011-07-01 | - |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Yriane Pereira Nascimento.pdf | 455,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.