Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2385
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Irlane Maia de Oliveira-
dc.creatorYriane Pereira Nascimento-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:17:02Z-
dc.date.available2016-09-23T15:17:02Z-
dc.date.issued2011-07-01-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2385-
dc.description.resumoNos últimos anos, os debates acadêmicos sobre o ensino de ciências no que tange à formação de professores cresceu e conquistou o interesse de muitos pesquisadores no referido ensino. Tais discussões e pesquisas confluíram para novas perspectivas para o regaste à valorização do docente da educação básica e de inovações que tangem a melhoria para os recursos didáticos no ensino de ciências. Neste sentido, o cenário educativo para o Ensino de Ciências na perspectiva Amazônica prescreve, diante da realidade mundial a educação para o Meio Ambiente e a sustentabilidade dos recursos naturais à nível planetário. Situar a realidade educativa local com a atual realidade educativa mundial, o ensino de ciências que já traz em seu marco histórico a perspectiva interdisciplinar, tornou-se, a disciplina que consegue articular-se com a Física, a Química e a Biologia convergindo saberes para a educação científica. Sob essa perspectiva, o ensino da realidade e para a realidade conclamada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais apontam, diretrizes norteadores a partir da abordagem construtivista e concebe como teoria para o ensino, a aprendizagem significativa. Com isso, evoca a preocupação para a nova postura do professor e consequentemente para uma reforma de pensamento que possa contribuir para a elaboração de instrumentos de ensino que estimule o educando para a sua aprendizagem. Nesse sentido, é de fundamental importância que o professor de Ciências tenha instrumentos que o aproxime ao máximo a realidade do aluno. As diretrizes para o ensino de ciências evoca quatro eixos norteadores: Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ser Humano e Tecnologia e Sociedade. Esses eixos na visão macro da proposta curricular para a educação básica e presente nos livros didáticos de Ciências, instrumentaliza o professor para a produção do conhecimento teoricamente científico.Ainda nesse aspecto antecipa-se dizer, a partir uma análise superficial, que os livros de Ciências adotados pelas secretárias de educação municipal e estadual de ensino do 6º ao 9º ano de Manaus, não contempla conteúdos programáticos com ênfase na realidade amazônica. Sendo o livro didático um dos instrumentos mediadores entre a teoria e a prática da educação científica, ressalta dizer que essa distância entre a realidade vivida e a realidade mediada, de certa forma não deve contribuir para a aprendizagem significativa do aluno. A expectativa para novas perspectivas instrumentais que aproximem os conceitos científicos à realidade do aluno é um motivo para nos debruçarmos sobre a real possibilidade da elaboração do livro didático de Ciências Naturais visando a realidade amazônica. Amazônia reconhecida internacionalmente como lócus da grande biodiversidade da Fauna e Flora, desperta a preocupação mundial para a sua preservação e conservação, com isso, a real necessidade de estudar sua potencialidade sob a égide de um instrumento mediador para a aprendizagem, que é o livro didático .pt_BR
dc.description.sponsorshipUFAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentBiologiapt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2010pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didático-
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectRealidade Amazônicapor
dc.subject.cnpqLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleDiagnóstico para subsidiar uma proposta do livro didático de ciências naturais do 6º ao 9º no contexto amazônicopt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoCiênciaspt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-H/0096/2010-
dc.pibic.projetoDiagnóstico para subsidiar uma proposta do livro didático de ciências naturais do 6º ao 9º no contexto amazônico-
dc.pibic.dtinicio2010-07-02-
dc.pibic.dtfim2011-07-01-
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Yriane Pereira Nascimento.pdf455,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.