Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2475
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Purificação e caracterização da atividade da fosfatase alcalina produzidade pelo fungo Aspergillus Tamarii utilizando resíduos de castanha (Bertholletia excelsa) como fonte de carbono
Autor(a): Jennifer Salgado da Fonseca
Orientador(a): Leonor Alves de Oliveira da Silva
Resumo: Há algumas décadas, a preocupação com as questões ambientais, com a qualidade dos produtos e com o consumo de energia têm incentivado a busca de tecnologias limpas , sofisticadas e baratas. Sendo assim, a tecnologia enzimática proveniente de microorganismo tem ganhado espaço, isoladas ou juntamente com células íntegras, já que as enzimas são usadas como biocatalizadores em processos industriais bem como na despoluição ambiental. Os fungos filamentosos possuem um grande potencial biotecnológico na produção enzimática por não secretarem produtos tóxicos e crescerem em condições razoáveis de temperatura, pressão e pH. Neste contexto, destaca-se o Aspergillus tamarii, que é um fungo filamentoso mesófilo que segundo a literatura se mostrou produtor de xilanase (KADOWAKI, 1997), α-amilase, glucoamilase (MOREIRA, 1999), tanase (COSTA et al, 2008) e hemicelulase (PINTO, 2003), porém em estudos recentes demonstrou potencialidade na produção de fosfatase alcalina utilizando castanha (Bertholletia excelsa) como fonte de carbono.A fosfatase alcalina é uma glicoproteína dimérica capaz de remover grupos fosfatos de um grande número de moléculas diferentes como os nucleotídeos, as proteínas e os alcalóides, tendo aplicações na área Médica onde é usada em ensaios de imunodetecção e diagnóstico de algumas doenças como o raquitismo e na área Cosmetológica, onde a referida enzima na proliferação de fibroblastos da pele, reduzindo as rugas e as linhas de expressão, além de aumentar a elasticidade da pele. (BON, 2008). Este estudo pretende purificar e caracterizar a fosfatase alcalina excretada por Aspergillus tamarii através da fermentação em meio semi-sólido com 2,5 g de castanha com 5 mL de sulfato de amônia.
Palavras-chave: Purificação
Caracterização
Fosfatase alcalina
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOQUÍMICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Química
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2475
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jennifer Salgado da Fonseca.pdf784,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.