Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2477
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da variabilidade genética de populações naturais e de cativeiro de matrinxã (Brycon amazonicus) utilizando marcadores moleculares microssatélites
Autor(a): Roberta Cunha de Oliveira
Orientador(a): Izeni Pires Farias
Resumo: A espécie B. amazonicus é muito apreciada na alimentação das populações locais tendo grande importância em sistemas de pesca comercial e na pesca de subsistência. Esta espécie faz migração reprodutiva no início da enchente, quando desce os afluentes para desovar nos rios de água branca, e realiza também uma migração trófica, quando sobe os rios, na enchente/cheia, para se alimentar na floresta alagada. Além disso, faz também deslocamentos de dispersão, quando deixa as áreas que estão secando e penetra no leito dos rios. A espécie se destaca pelo crescimento devido à rápida adaptação à ração artificial, qualidade da carne e pela sua utilização na pesca esportiva. A extenuação da variabilidade genética dentro e entre populações exploradas pode ser um componente decisivo para a sobrevivência de uma espécie a médio e longo prazo. A utilização de marcadores microssatélites para os estudos genéticos dessa espécie é uma importante ferramenta para se estimar seguramente parâmetros genéticos importantes para conservação da espécie como estimativas do tamanho efetivo populacional e a constatação de populações que sofreram recente redução no tamanho populacional, além de evidenciar estrutura de população, inferindo padrão de dispersão entre os peixes com grande confiabilidade. No presente estudo serão utilizados marcadores moleculares microssatélites, que têm se mostrado excelente ferramenta para análises em nível intra populacional e inclusive na piscicultura e aqüicultura onde as diferenças genéticas entre populações são limitadas. Isto porque, estes marcadores apresentam características de alto polimorfismo, são multialélicos, co-dominantes e de ampla distribuição no genoma. O uso das técnicas moleculares na pesquisa pesqueira tem aumentado nos últimos anos devido ao desenvolvimento das técnicas e também a conscientização do valor dos dados genéticos, para questão de políticas públicas do setor pesqueiro. Desta maneira, nosso objetivo geral será de caracterizar geneticamente as populações naturais e cultivadas de matrinxã, comparando os parâmetros e níveis de variabilidade genética encontrados. Para isso serão amostradas três localidades: Tabatinga, lago Janauacá e Santarém, localizados na calha do rio Solimões- Amazonas, como amostras populacionais da natureza. Adicionalmente serão amostrados indivíduos de cativeiro, oriundos de três estações de piscicultura da Região Amazônica. A utilização de marcadores moleculares microssatélites permitirá acessar os níveis de variabilidade genética das amostras estudadas. Tal abordagem permitirá comparar a variabilidade genética das populações naturais e cultivadas, a fim de orientar medidas de manejo, se necessário nas estações de piscicultura que serão amostradas neste estudo, ou ainda no que se referem às populações naturais amostradas na calha do rio Solimões-Amazonas, contribuir para futuras estratégias de conservação e manejo.
Palavras-chave: Matrinxã (Peixe)
Brycon amazonicus
Microssatélites
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: GENÉTICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2477
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2012_Relatório_Final_Roberta_Oliveira.pdf945,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.