Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2560
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação do efeito dopante do lítio na conversão de glicerol a carbonato de glicerol, catalisada por óxido de cálcio
Autor(a): Diana Marcela Cadena Montoya
Orientador(a): Renato Henriques de Souza
Resumo: Para cada 90m3 de biodiesel produzido pela reação de transesterificação de óleos vegetais são gerados 10m3 de glicerol. As previsões para 2013 são de um excedente de 150 mil toneladas por ano de glicerol no Brasil. Estes cenários indicam que a viabilização comercial do biodiesel passa pelo consumo deste volume de glicerol, cuja principal aplicação é nas industrias de cosméticos, saboaria e fármacos. Entretanto, é imprescindível que sejam desenvolvidas novas aplicações para este produto. Dentre as possíveis aplicações para o glicerol, uma bastante interessante é sua transformação a carbonato de glicerol. Esta especie atua como solvente para uma serie de compostos tanto orgânicos quanto inorgânicos, e atoxico e apresenta alto ponto de ebulição. O carbonato de glicerol pode ser usado como um substituto para importantes compostos derivados do petróleo. Também pode ser utilizado em surfactantes, lubrificantes e na síntese de outros produtos, também contendo inúmeras aplicações. Existem diferentes métodos descritos para o preparo do carbonato de glicerol, mas muitos deste métodos utilizam reagentes tóxicos e/ou pouco seguros. No entanto, uma maneira de preparar o carbonato de glicerol é a partir do glicerol e carbonato de dialquila. Como produtos químicos ambientalmente benignos, que podem ser preparados a partir de um álcool e ureia os carbonatos de dialquila são amplamente utilizados como agentes carbonilantes. Desta maneira, utilizando um ambientalmente correto carbonato de dialquila e o subproduto do biodiesel glicerol para preparar o carbonato de glicerol, de alto valor agregado, é possível ter um processo atraente e catalisadores tanto homogêneos quanto heterogêneos foram descritos como capazes de promover a reação, que se trata de uma transesterificação promovida por um catalisador básico. Óxido de Cálcio foi identificado como agente capaz de promover diversas reações de transesterificação, sendo inclusive descrito como o melhor catalisador heterogêneo capaz de promover a transesterificação entre o glicerol e o carbonato de dimetila, promovendo elevada conversão e rendimento. Uma estratégia que poderia aumentar ainda mais o rendimento destas reações é a promoção desta atividade com metais alcalinos. Uma vez que é conhecido que sais de lítio aumentam a basicidade do CaO e este efeito já foi explorado na transesterificação de triacilgliceróis, este efeito deve também melhorar o desempenho da transesterificação de um glicerol simples. Desta maneira, resolvemos investigar novos catalisadores para o preparo do carbonato de glicerol a partir do glicerol e seguiremos a estratégia de pesquisar o efeito de um agente capaz de intensificar a capacidade catalítica do óxido de cálcio, de modo que almejamos investigar os efeitos do nitrato e/ou carbonato de lítio como agente dopante para o catalisador óxido de cálcio.
Palavras-chave: Carbonato de glicerol
Catálise
Óxido de cálcio
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA INORGÂNICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Química
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2560
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Microsoft_Word_-_Relatorio_Final_UFAM_diana.pdf243,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.