Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2583
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Aplicação da Técnica de Fotoeletrocatálise no Tratamento da Água para Abastecimento público utilizando eletrodo de Ti/TiO2 nanotubular sob irradiação UV-Vis
Autor(a): Josenita de Oliveira Alves
Orientador(a): Fabiana Maria Monteiro Paschoal
Resumo: Na cidade de Itacoatiara com a inexistência de um sistema de tratamento de esgoto, este é lançado, por meio de tubulações, diretamente no rio Amazonas, acarretando desta forma a contaminação das águas desse rio por coliformes fecais e outros agentes patogênicos e poluentes. Conseqüentemente, o aparecimento de infecções bacterianas, fúngicas e virais, e de infecções por parasitas é um fato comum quando as pessoas bebem ou entram em contato corporal com a água que foi utilizada como veículo de resíduos urbanos. Nos bairros periféricos o problema é ainda maior, uma vez que, com a inexistência de dutos de vazão, o escoamento desses efluentes ocorre na superfície das ruas, propiciando a proliferação de uma série de patologias. No período das chuvas os índices de contaminação aumentam significativamente, pois ocorre o acúmulo de matéria orgânica e inorgânica em vias publica e nos quintais das residências, por conseqüência aumenta a proliferação de microorganismos patogênicos. Estima-se que 65% das internações hospitalares de crianças menores de 10 anos estão associadas à falta de saneamento básico. A hepatite infecciosa, o cólera, a disenteria e a febre tifóide são exemplos de doenças de veiculação hídrica, ou seja, um problema de saúde pública (GUIMARÃES, 2001). Infelizmente, outro fator primordial para essa realidade é a falta de investimento por parte do poder publico em infra-estrutura, como por exemplo, saneamento básico e tratamento de esgoto. Esses resultados se agravam mais quando analisamos as estatísticas advindas dos países em desenvolvimento, onde se enquadra o Brasil, em que se estima que 80% das doenças e mais de um terço das mortes estão associados à utilização e consumo de águas contaminadas. Dentro desse contexto, seria altamente relevante a aplicação da técnica de fotoeletrocatálise utilizando luz UV-Vis para o tratamento da água para abastecimento público. Um estudo mais aprofundado para entender melhor esse processo e propor novas inovações tecnológicas não exploradas até o momento no desenvolvimento de reatores fotocatalíticos, para o tratamento de esgoto doméstico, que opere usando radiação UV e radiação solar com posição de fonte de luz submergida e externa para a redução de nitrato a gás nitrogênio em eletrodos de dióxido de titânio.
Palavras-chave: Fotoeletrocatálise, Tratamento de água e eletrodo de Ti/TiO2
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2583
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.