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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2659
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | A balsa e o abastecimento das cidades ao longo da calha Solimões e Amazonas: um estudo do transporte interurbano configurando a rede urbana no Amazonas |
metadata.dc.creator: | Tony Everton Alves de Sena |
metadata.dc.contributor.advisor1: | José Aldemir de Oliveira |
metadata.dc.description.resumo: | Analisar a rede urbana na Amazônia através dos meios de transporte é saber de sua importância na região não somente em Manaus ou Belém, mas também em determinados municípios do Amazonas como Tabatinga, Tefé e Parintins dada a importância que possuem em suas regiões numa interatividade tanto social quanto econômica e também para diminuir a distância entre as cidades e reflete diretamente no abastecimento delas. Por isso o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira Nepecab, no Departamento de Geografia, vem realizando estudos sobre a rede urbana na Amazônia com projetos como o projeto Calha que estuda e caracteriza a calha dos rios Solimões-Amazonas realizando estudos como: as mudanças de hábitos alimentares da população, o transporte intra-urbano, em especial, a motocicleta dando ênfase ao moto-taxi que é um importante meio de transporte nas cidades do interior do estado, e também sobre mercados e feiras e o custo de vida nessas cidades desde o ano de 2006 (com a pesquisa As cidades e os rios: tipificação da rede urbana na calha Solimões-Amazonas financiada pela FAPEAM (PGCT/2006)) e que são financiados, atualmente, pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência - FAPEAM/PRONEX/CNPq Cidades amazônicas: dinâmicas espaciais, rede urbana local e regional e pelo Projeto Universal Do peixe com farinha à macarronada com frango: uma analise das transformações na rede urbana no Médio e Alto Solimões pela perspectiva dos padrões alimentares (Processo nº 475311/2010-8). Vale resaltar que esta pesquisa ainda visa estreitar relações com o Núcleo de Transportes e Construção Naval (NTC) do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Amazonas. Com base nessas pesquisas viu-se a importância de estudar o transporte interurbano no intuito de verificar a abrangência na dinâmica interurbana dessas cidades, visto que, na época da vazante o acesso de barcos e balsa fica mais restrito, tornando mais caros os mais diversos produtos da qual a cidade e seus consumidores dependem. |
Keywords: | Transporte de carga Abastecimento Rede urbana |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Geografia Instituto de Ciências Humanas e Letras |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2011 |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2659 |
Issue Date: | 31-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
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