Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2779
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | Musicalidade de surdos: diálogos e divergências acerca da música no espaço escolar. |
metadata.dc.creator: | Marcya Gabryelle Freitas Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rosejane da Mota Farias |
metadata.dc.description.resumo: | A relação da música-educação tanto como conteúdo do currículo quanto instrumento didático pedagógico tem suscitado questionamentos e desafios. A idéia desta pesquisa é, também, verificar a possibilidade do fazer artístico na escola não desvinculado dos estudos teóricos visto que algumas vezes é possível se ver, no campo educacional, a arte sendo empregada, apenas, como entretenimento ou arteterapia. Ora, sendo a arte uma área do conhecimento humano propõe expressões, manifestações que consistem em repensar o ensino de Artes com vistas a refletir sobre os processos de criação, crítica, percepção e alfabetização estética através do ensino. Diante do exposto, o ensino de Música e Musicalização como conteúdo curricular exige a extrapolação de um olhar simplista e puramente intuitivo, permitindo um trabalho mais elaborado e sistemático, distanciando-se de uma visão de arte/música unicamente como diversão e/ou passa-tempo. Embora a intuição faça parte dos processos de criação artística do homem, necessita este criar mecanismos de comprovação de sua própria intuição através de experenciações e do método científico. É com esse pensamento que a presente pesquisa se instala, na intenção de compreender, através da literatura, como se dão os processos de ensino e de aprendizagem de Música e Musicalização com estudantes dos anos iniciais, uma vez que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN s) de Artes compreendem, concebem e parametrizam um ensino que vai desde a caracterização da área de Arte até questões referentes aos objetivos, critérios de avaliação, metodologia, conteúdo e orientações didáticas, tendo a pretensão, tal documento de expor uma compreensão do significado da Arte na educação. Seriam verdadeiras as premissas acima? Com essa indagação se debruça esse trabalho a fim de estudar de forma analítica e crítica os PCN s, na tentativa de algumas desconstruções acerca do fazer artístico e sua aplicabilidade no espaço escolar. Embora a Música /Musicalização na escola seja de grande relevância, é motivo de preocupação para alguns pesquisadores que afirmam ser a música um meio e não um fim, como dizem outros teóricos. A verdade é que em determinados momentos, nesta pesquisa, haverá a necessidade de se confrontar diálogos acerca da importância da música como mediadora dos processos de ensino e de aprendizagem, bem como do desenvolvimento do educando. Portanto, pesquisar sobre Arte-educação oportuniza orientador e orientando a mergulharem em uma atividade sistemática acerca da discussão teórica entre Arte, Educação e Ensino numa visão de Arte como área do conhecimento. |
Keywords: | Educação Arte Música |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Métodos e Técnicas Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2011 |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2779 |
Issue Date: | 31-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.