Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2783
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | A docência na Licenciatura Formação de Professores Indígenas - turma Mura - como espaço de formação continuada/desenvolvimento profissional |
metadata.dc.creator: | Thays Feitosa da Costa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lucíola Inês Pessoa Cavalcante |
metadata.dc.description.resumo: | Com o reconhecimento de que a docência é uma atividade complexa, este projeto de pesquisa se propõe a compreender o processo de formação continuada / desenvolvimento profissional levado a efeito na Licenciatura Formação de Professores Indígenas turma Mura/Autazes. Através de abordagem qualitativa, buscará resposta às seguintes questões: Qual a concepção de formação continuada / desenvolvimento profissional de professores e professoras que trabalham na Licenciatura Formação de Professores Indígenas turma Mura/Autazes? Qual a influência do trabalho de acompanhamento pedagógico aos professores e às professoras, feito nesta Licenciatura, à prática docente? Quais as repercussões do trabalho desenvolvido, pelo professor, na Licenciatura em suas outras esferas de atuação, inclusive na docência em outros cursos? Primeiramente, será realizada pesquisa documental, com análise do Projeto do Curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas Mura/Autazes AM, bem como do Relatório do Seminário de Avaliação Parcial do Curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas Turma Mura . Serão realizadas entrevistas com os professores do quadro permanente que atuaram na referida Licenciatura e com a Coordenadora Geral e Coordenadora de Turma. Para análise dos dados será utilizado o Método de Interpretação de Sentidos, proposto por Gomes (2007), que, apoiando-se no diálogo entre hermenêutica e dialética estabelecido por Minayo (2002), sugere três princípios balizadores desta abordagem, a saber: (a) buscar a lógica interna dos fatos, dos relatos e das observações; (b) situar os fatos, os relatos e as observações no contexto dos atores; (c) produzir um relato dos fatos em que seus atores neles se reconheçam" (GOMES, 2007, p. 100). |
Keywords: | Licenciatura Professores Indígenas Formação continua |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Métodos e Técnicas Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2011 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2783 |
Issue Date: | 31-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Thays Feitosa da Costa.pdf | 968,83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.