Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2803
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ilaine Ines Both | - |
dc.creator | Ana Síria Carneiro de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:21:33Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:21:33Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2803 | - |
dc.description.resumo | O tema deste projeto tem como base a pesquisa de mestrado que desenvolvemos no período 2003-2005 acerca dos desafios para a educação intercultural, e os estudos de iniciação científica que estão sendo realizados sobre o papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança e a brincadeira e o jogo sob a ótica dos pensadores da teoria histórico cultural . Estas investigações têm demonstrado a importância das relações sociais entre pessoas de distintas culturas, bem como, a relevância dos jogos e brincadeiras na vida das crianças. Todavia, estes estudos têm revelado, também, que muitos adultos desconhecem o potencial das relações interculturais e o papel dos jogos e das brincadeiras para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Desta forma, o tema sobre jogos e brincadeiras nos instiga cada vez mais por avaliar que muitas questões carecem de uma melhor compreensão, entre as quais, o desafio de encontrar vestígios étnicos e culturais nas cantigas de roda. Nesta perspectiva temos a pretensão de analisar a origem e os vestígios étnicos e culturais presentes em cantigas de roda para, posteriormente, mobilizar adultos e crianças para a prática destas brincadeiras, (re)conhecendo as contribuições de distintas culturas a fim de que continuem sendo memória viva nas manifestações infantis. Para a realização deste trabalho pretendemos buscar auxílio em autores que já realizaram pesquisas sobre a temática em questão. Portanto, a metodologia consiste no estudo bibliográfico em que serão consultadas e analisadas obras de fonte primária e secundária. Os resultados parciais e finais obtidos na pesquisa serão apresentados nos espaços estabelecidos pelo regulamento do PIBIC, mas, também, pretendemos socializá-los aos membros do Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-Cultural, Infância e Pedagogia no qual estamos vinculados, a estudantes do curso de Pedagogia da UFAM e a professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e em outros desdobramentos e espaços pertinentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAM | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Métodos e Técnicas | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2011 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cantigas de roda | - |
dc.subject | Cultura | - |
dc.subject | Infância | - |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | Cantigas de roda: em busca de vestígios culturais | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Pedagogia - Magistério 1a a 4a séries | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-SA/0050/2011 | - |
dc.pibic.projeto | Cantigas de roda: em busca de vestígios culturais | - |
dc.pibic.dtinicio | 2011-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2012-07-31 | - |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Síria Carneiro de Souza.pdf | 491,14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.